Trending News

Blog Post

Artigos

Como ter uma liderança autêntica?

por Lucimar Delaroli, coach e mentora de líderes e profissionais de Recursos Humanos Business Partner (RHBP) há mais de 30 anos, além de autora do livro Bora mudar uns mundos?, que trata da atuação de RHBP, pela editora Clube da Cultura. Parceira da Vetor Editora Serviços. 

Revoada de gansos.

Em um mundo reconfigurado após o tsunami que foi a pandemia, vemos que para uma reconstrução necessária temos um grande déficit: líderes autênticos!

Como poderíamos imaginar tantos problemas “antigos” retornando ou ainda existindo, com toda carga de informação, ferramentas e tecnologias que temos? Nossa única saída é para dentro, construída à base de cooperação, inclusão, cocriação em benefício de todos os povos, toda forma de vida. No entanto, faltam líderes capazes desta convergência.

No mundo corporativo, não é diferente. Já temos muitos estudos científicos comprovando que para haver melhores e maiores resultados, produtividade e lucro para todos os envolvidos, é preciso haver confiança, engajamento, satisfação e motivação. O pilar para estes elementos é sempre a liderança. Não tem para onde correr!

Então, vamos falar de liderança autêntica? Primeiro, você já sabe que a liderança é uma habilidade; logo, pode e deve ser aprendida e ensinada, e que é possível para qualquer pessoa aperfeiçoá-la. Você pode não ser um excelente líder, mas pode ser a cada dia melhor com treino.

O que compõe a Liderança Autêntica? Primeiramente, o autoconhecimento: suas forças e fraquezas, seus valores e crenças e, por fim, seu propósito como líder. Depois, a sensibilidade com os outros: empatia, habilidades sociais, respeito e escuta ativa.

Por fim, uma habilidade de leitura do ambiente que o cerca: abertura para dar e receber feedbacks, compartilhar informações, expectativas e necessidades, respeitar os diferentes estilos e opiniões e perceber o impacto de suas ações nos outros e no ambiente.

Tudo isso pode ser aprendido e melhorado. Para começar, é importante ter clareza do seu estado atual. Como estão suas habilidades atuais? Assessments e inventários diversos podem lhe ajudar com profissionais e instituições sérias; além, é claro, dos processos de ajuda terapêutica, mentoria e coaching, hoje muito mais acessíveis.

Depois, com metas estabelecidas e planos de ação aplicáveis, concretos, com prazos e medidas com os quais você possa perceber sua evolução. Sugiro construir um roteiro de perguntas para que você possa se avaliar em cada interação com seu time, por uma semana: Como agi? Como minha ação impactou os demais? O que funcionou? O que poderia ser diferente? Como minha equipe reagiu? (Colha feedbacks.) O que eu não percebi neste contexto? Veja, estes são só exemplos e sugestões. Você saberá construir o seu próprio roteiro com a ajuda de um(a) mentor(a), se necessário.

Nada disso prescindirá de umas boas doses de resiliência, determinação, disciplina, autocompaixão e foco. Mas, até isso você pode aprender e contar com sua rede de apoio para os momentos em que fraquejar, pois eles acontecerão, certamente.

Por fim, indico a Escala de Avaliação do Líder Autêntico (EALA), de Maria Isabel Campos e Fabián Javier Marín Rueda, da Vetor Editora (www.vetoreditora.com.br), uma excelente ferramenta para guiá-lo nesta jornada. Conheci recentemente e recomendo. Lá, assim como aqui, poderemos lhe ajudar, caso seja útil.

Se você gostou deste texto, deixe-me saber e ajude-me a distribuí-lo compartilhando em sua rede. Inclusive, durante esta semana, abordo temas ligados a este conteúdo em posts diários nas redes sociais.

E quem sou eu? Sou Lucimar Delaroli, psicóloga, coach e mentora de líderes e de profissionais de Recursos Humanos Business Partner (RHBP), trabalhando com desenvolvimento humano há mais de 30 anos e mudadora de mundos. Pode me chamar, e vamos juntos!

Posso apoiá-lo com treinamento para líderes e RH, rodas de conversa, palestras de promoção de saúde emocional e ambiente psicológico seguro, autoconhecimento com assessment de perfil ou mentoria. Bora mudar seu mundo?

 

Capa do teste EALA, com imagens compostas por uma revoada de gansos.EALA – ESCALA DE AVALIAÇÃO DO LÍDER AUTÊNTICO

A Escala de Avaliação do Líder Autêntico (EALA) avalia como o comportamento de um líder se aproxima do que é ser um líder autêntico. O líder autêntico é alguém que toma por base e promove capacidades psicológicas positivas e um clima positivo de ética. Ele se ocupa com seu autodesenvolvimento positivo, ao mesmo tempo estimulando o desenvolvimento de seus seguidores.

A EALA avalia o nível de Liderança Autêntica por meio de quatro fatores: Autoconsciência, Processamento Balanceado, Perspectiva Moral Internalizada e Transparência de Relacionamento. São apresentadas situações possíveis de ocorrer no dia a dia organizacional, para as quais o líder deve tomar decisões sobre como agir. O respondente deve avaliar como agiria se estivesse no lugar do líder, considerando apenas o conjunto das soluções apresentadas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *