A obra Técnicas de entrevista: método, planejamento e aplicações, escrita por Fabio Scorsolini-Comin e publicada pela Vetor Editora, facilita a compreensão acerca do que é uma entrevista abordando suas diversas nuances.
Escrito e dividido em oito capítulos, o livro foi estruturado para abranger desde a definição de o que é uma entrevista, perpassando pelos tipos existentes, alguns contextos, o processo de planejamento e preparação, até a apresentação de estudos de caso para dinamizar o aprendizado.
O primeiro capítulo, O que é uma entrevista?, apresenta a visão do conceito de entrevista a partir de diferentes interlocutores, tanto da área da comunicação, da psicologia, como das ciências humanas e das metodologias qualitativas. Além disso, promove o entendimento de o que deve ser considerado uma “boa” e uma “má” entrevista.
Em seguida, o capítulo Tipos de entrevista, promove o conhecimento a respeito dos tipos mais comuns de entrevista com suas respectivas nomenclaturas na pesquisa qualitativa. Ademais, o leitor tem a possibilidade de visualizar alguns exemplos ilustrados.
No terceiro capítulo, A entrevista na pesquisa, o autor aborda quais as possibilidades do uso da entrevista como ferramenta na pesquisa, seja como forma complementar ou como principal instrumento. Trata ainda do processo de seleção dos participantes, da relação entre pesquisador e pesquisado e dos cuidados éticos que devem ser considerados.
No capítulo seguinte, A entrevista no contexto organizacional, o leitor tem a oportunidade de compreender formas de delinear os processos seletivos, bem como a importância do método de entrevista em diversas atividades no ambiente organizacional.
Fabio Scorsolini-Comin, em Planejamento e preparação para a entrevista, destaca que o processo de delineamento e organização para a entrevista é tão importante quanto o momento da entrevista em si. Nesse sentido, o leitor é apresentado a um passo a passo desde a realização do treino, passando pelos cuidados antes, durante e após a entrevista.
O sexto capítulo, Construção do roteiro de entrevista, abrange o momento de definição do roteiro da entrevista e quais devem ser seus princípios norteadores. Dessa forma, é possível compreender que esse processo envolve um planejamento detalhado do que deve ou não ser perguntado, sendo norteado pelo objetivo proposto.
No penúltimo capítulo, Atitudes do(a) entrevistador(a), o autor analisa a formação do entrevistador e suas atitudes, assim como exemplifica modos de agir que contribuem para a realização de uma boa entrevista.
A obra é finalizada com o capítulo Casos e experiências de entrevista, cujo objetivo é suscitar reflexões quanto aos possíveis erros, acertos, vieses, limitações e possibilidades das entrevistas.
Este livro alcança com sucesso seu objetivo à medida que estimula o leitor a contemplar a entrevista como um processo que, apesar de complexo, é bastante rico e benéfico aos profissionais que pretendem ter acesso e compreender as pessoas.
Psicólogo pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal/Americana), pós-graduando em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog). Psicólogo pesquisador na área de Psicologia do Departamento de Produtos e Pesquisa da Vetor Editora Psicopedagógica e membro colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPeNC).