Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Como o cérebro aprende? Rockson Costa Pessoa

Apresentando um tema de relevância para diversas atuações e também de curiosidade pessoal de muitos, no livro “Como o Cérebro aprende?”, Rockson Costa Pessoa, aborda de forma clara e leitura simples definições em neurociências, tanto para profissionais da área que têm o intuito de relembrar informações e aprimorar reflexões quanto para interessados em conhecer essa ciência, contribuindo, assim, com um significativo estudo.

Na primeira parte do livro o leitor é convidado a conhecer a estrutura do encéfalo onde são apresentados conceitos de neurofisiologia, correlacionando estruturas com funcionalidades, por exemplo, esclarecendo que o hemisfério esquerdo é o território mais importante da linguagem. São apontadas as fases de maturação do encéfalo ainda no período gestacional e a importância de cada formação posterior.

A segunda parte conceitua a filogênese do encéfalo humano desde a evolução a partir dos peixes apresentando todo o percurso até o homem moderno que emerge há 200 mil anos na África, seguindo com o conceito de Homo sapiens, posteriormente entendido como a espécie primata inteligente.

Rockson Costa Pessoa esclarece maneiras de entender como um conteúdo foi assimilado e aprendido ou não e aponta os motivos da importância da resolução de problemas para nosso processo de evolução.

 

A importância das emoções no aprender

Como o cérebro aprende?

A leitura também possibilita compreender a importância das emoções no aprender, mencionando estudos que demonstram que a emoção subsidia a razão, por exemplo, com pesquisas recentes sobre a neuroeconomia: um campo científico das neurociências para explicar como os indivíduos consomem e escolhem.

Outro fator influenciador e de grande relevância para a aprendizagem é o ambiente. A história nos mostra que os cenários que potencializaram o desenvolvimento do encéfalo foram desafiadores e com necessidade de resolução de problemas e este e continua sendo um elemento que nos tira da zona de conforto e nos coloca em processos de evolução e mudanças.

O autor menciona algumas pesquisas sobre aprendizagem com crianças, compreendendo que é algo para além da sala de uma escola.

Na terceira e última parte do livro, Pessoa pontua sobre a evolução do encéfalo humano, descrevendo aspectos desde a formação inicial do sistema nervoso, especificando processos de indução neuronal, diferenciação celular do ectoderma, neuroectoderma, proliferação neural, diferenciação das células nervosas até a forma madura de um neurônio.

Elenca aspectos importantes do desenvolvimento e seus circuitos neurais. O autor demonstra, por meio de pesquisas publicadas, que é possível elencar alguns princípios básicos para ensinar cérebros, além disso os autores dessas pesquisas apresentam dimensões como forma de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem proporcionando uma reflexão aos educadores e a quem se interessar por potencializar características importantes para um aprendizado.

Uma das dimensões apontadas é a emocional, em que quadros de estresse, ansiedade e estados depressivos podem impactar negativamente a aprendizagem.

 

As oportunidades para o aprendizado eficaz

Em contrapartida, dentro dessa dimensão o fator humor pode potencializar as oportunidades para um aprendizado eficaz, sendo entendido como uma interação comunicativa que tem como objetivo despertar uma disposição junto com o riso perante uma estratégia intelectual.

Também nos faz refletir sobre a importância de aspectos vistos em outras dimensões como a pedagógica, que apresenta a importância do feedback para o aprendizado e do o movimento como forma de potencializá-lo.

O livro é finalizado com a exposição de eixos facilitadores para a aquisição de novos conteúdos.

Destacamos um importante esclarecimento do autor: a aprendizagem é percepção, dessa forma não devemos encarar algo a ser aprendido como uma ameaça, pois assim o conteúdo será um agente estressor. Portanto, a percepção dessa aprendizagem deverá ser voltada para um olhar de desafio que será compreendido e nos moverá para o objetivo.

Leitura agradável e indicada a todos que desejam potencializar e conhecer variadas formas de aprendizagem.

 

Gostou? Encontre o livro Como o cérebro aprende? Aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *