por Sonia Regina Baptista Cepellos
Resenha do livro Psicologia da Carreira – Práticas em orientação, desenvolvimento e coaching de carreira – Volume 2. Oliveira-Silva, Ligia Carolina, / Campos, Elziane Bouzada Dias. São Paulo: Vetor Editora. 1ª Edição, 2021
Dividido em três partes, este 2º volume da obra Psicologia da Carreira organizado pelas autoras Ligia Carolina Oliveira-Silva e Elziane Bouzada Dias Campos tem por foco apresentar o significado de carreira atualmente, os desafios relacionados às profissões, seus conceitos, trazendo em destaque as práticas de orientação e desenvolvimento envolvidas no processo.
Na 1ª parte, Panorama Teórico em Carreira, composta pelo Capítulo 1 Conceitos e definições em carreira, Ligia Carolina Oliveira-Silva discorre acerca do significado do conceito carreira, sua formação e as diversas etapas envolvidas, como: fazer as escolhas adequadas, seu desenvolvimento, gerenciamento, explorar o universo dos indivíduos através de suas próprias responsabilidades nessa trajetória, referindo muitas de suas questões ao buscar o que lhe é melhor, seus objetivos e seu planejamento, aspectos estes considerados ao longo do capítulo.
A 2ª parte, Atuação com Públicos Específicos, faz uma análise dos formatos de carreira bem como sugestões de processos de orientação passíveis, iniciando pelas Carreiras Empreendedoras no Capítulo 2, destacando-as pela capacidade de inovação do sujeito empreendedor aplicada ao contexto de negócios, trazendo uma detalhada análise de seu perfil diferenciado além das características que o evidenciam e contribuem ao seu desenvolvimento.
O Capítulo 3, Criatividade e Inovação em Carreira, traz como destaque a importância da criatividade “considerada fundamental para a sobrevivência, a competividade e a inovação das organizações” (Da Costa et al., 2014; Da Costa et al., 2015; Da Costa et al., 2016; Khalili, 2016).
Enquanto a criatividade reflete novas ideias e inovação refere o resultado bem-sucedido na implementação dessas ideias, revela-se um processo entre habilidades individuais e condições para agir e desenvolver. Descrição das características dos sujeitos criativos assim como suas dificuldades e a condição positiva da criatividade frente as organizações são apresentadas de forma clara e bem complementar.
O Capítulo 4 – Orientação de Carreira com Adolescentes no Brasil: Quem somos e quem queremos ser? – tem por objetivo proporcionar elementos aos profissionais de orientação de carreira, resgatando a reflexão desse momento que envolve não apenas o momento presente do adolescente, mas também seu projeto futuro, ampliando a concepção até hoje concebida de ser um orientador que “ajuda o adolescente a escolher sua profissão”.
Nesse sentido, este capítulo vem em auxílio dos psicólogos profissionais da área, apresentando discussões sobre características e elementos que contribuem ao conhecimento das carreiras atuais bem como sua presença na psicologia do trabalho e das organizações.
No Capítulo 5 – Orientação de Carreira para Universitários e Recém-Graduados na Transição para o trabalho – as autoras descrevem o processo de integração e adaptação dos recém-formados no mercado de trabalho, trazendo à discussão as dificuldades enfrentadas principalmente no que refere às oportunidades que nem sempre se enquadram em suas formações e qualificações.
Frente a este cenário, as autoras discorrem sobre a necessidade em preparar esses jovens para que possam enfrentar a transição universidade – trabalho apresentando neste capítulo as principais características que envolvem esse processo, sugerindo, aos profissionais, temas e práticas engajadas no planejamento do processo de orientação de carreira destinados a universitários e recém-graduados em transição para o trabalho, a serem desenvolvidos tanto em contexto das universidades quanto no das organizações.
Aconselhamento de Carreira para Adultos em Transição, título do Capítulo 6, tem por objetivo contribuir para a prática de orientação e aconselhamento de carreira apresentando um modelo de intervenção a esse público, discorrendo sobre as mudanças ocorridas nesse contexto de anos para cá.
A concepção em como anteriormente um indivíduo planejava sua carreira sofreu transformações frente ao novo modelo das organizações, apresentando um novo cenário que requer constante desenvolvimento, trazendo conceitos de adaptabilidade às mudanças.
A 3ª parte da obra, Estudos de Caso, destaca dois temas particulares que se destacam por suas características. Em “Conciliação Trabalho-família: Um estudo de caso do cotidiano de mulheres executivas” título do Capítulo 7, Melina Borges Rosa Cavalcante apresenta a narrativa de duas executivas, a conciliação trabalho-família, além de seus sucessos e dificuldades.
No Capítulo 8, Orientação de carreira e Transtorno Bipolar: Um estudo de caso, Paloma Santana Santiago e Ligia Carolina Oliveira-Silva trazem a importância do trabalho como fator importante a inclusão social ao descreverem a Orientação de Carreira em processos com quadros psicopatológicos detendo-se em especial a um caso de Transtorno Bipolar.
Sonia Regina Baptista Cepellos
Psicóloga, formada há 40 anos pela Faculdade de Psicologia Ciências e Letras São Marcos (SP) e há 25 é proprietária e diretora da Omega Livraria & Psicologia Integrada em Sorocaba /SP.
Posts relacionados
Recentes
Autismo e Avaliação Psicológica no contexto do Trânsito
Um relatório recente divulgado pelo órgão de saúde americano, Centers for Disease Control and Prevention – CDC ou Centro de…