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Gente fina, elegante e sincera: Benefícios do comportamento assertivo

Quatro pessoas em um escritório sendo duas mulheres, uma delas aparece apenas as mãos segurando um copo, e dois homens sorrindo e tocando os punhos um do outro.

Assertividade, uma virtude necessária no ambiente organizacional.

por Heide Castro, Psicóloga, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

 

ASSERTIVIDADE

 

Imagem vetorial ao centro no formato da cabeça de uma mulher de cabelos curtos com diversos dizeres acima, à esquerda e à direita da silhueta.

 

A palavra assertividade significa “afirmação”. Confundida com acerto em muitas das vezes, mas afirmar está relacionado a uma exposição mais clara e positiva do que se deseja transmitir. Assertividade é falar sem agressividade. É ser claro e afirmativo, sem deixar dúvidas sobre o que se pensa e sente, porém, sem agredir ou provocar incômodo na outra pessoa.

O comportamento assertivo pode ser compreendido como aquele que envolve a expressão direta, pelo indivíduo, das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que, ao fazê-lo, ele experiencie ansiedade excessiva, e sem ser hostil para com o interlocutor. É permitir defender os próprios direitos sem violar os do outro.

Nem sempre é fácil se expressar dessa forma, porque, desde pequena, a pessoa é ensinada a uma cultura de passividade, omissão e até mesmo submissão; e essa cultura é o maior obstáculo para que se adotem atitudes assertivas no dia a dia.

É importante ter em mente que ninguém será 100% assertivo com todas as pessoas e em todas as situações. A facilidade que cada pessoa tem de comportar-se de forma assertiva depende muito da pessoa a quem esse comportamento se dirige (pais, professores, amigos, crianças, colegas de trabalho, líderes, etc.) e da situação em que se encontra (autoafirmação, expressão de sentimentos positivos, expressão de sentimentos negativos, etc.).

O que se pode dizer é que a pessoa assertiva é capaz de se comportar com assertividade com muitas pessoas e em muitas situações.

No ambiente de trabalho, um profissional assertivo é aquele que é capaz de expressar o mais diretamente possível o que pensa, o que deseja, sem ser prolixo e sem se contradizer, escolhendo um conjunto de atitudes adequadas para cada situação.

Por meio da assertividade esse profissional irá comunicar-se de forma direta, agindo em prol de seu interesse, sem ansiedade excessiva, expressando os seus sentimentos de forma honesta e adequada, fazendo valer os seus direitos sem negar ou prejudicar os dos outros.

Portanto, esse profissional possui a característica comportamental de afirmar o que deseja, quer, sente e pensa, de forma direta, clara e honesta, dando simultaneamente espaço de afirmação ao outro, sem desrespeitá-lo.

A busca da assertividade está relacionada com o reconhecimento das emoções e decidir agir com maior racionalidade. Dar espaço para que a razão, que trabalha com dados e fatos, possa ocupar seu espaço. Assim, desenvolveremos relações autênticas, harmoniosas e prazerosas na vida pessoal e profissional.

 

Benefícios do comportamento assertivo:

  • Lidar com os conflitos com mais facilidade;
  • Diminuição do estresse causado pelos desentendimentos emocionais;
  • Aumento da autoconfiança ao perceber os resultados positivos dos embates;
  • Aprender a agir com mais tato e diplomacia;
  • Melhoria na percepção da imagem e a credibilidade pelos demais;
  • Aprender a se expressar de modo convincente, sem prejudicar as relações.

 

Como desenvolver a Assertividade:

  • Mudar o diálogo interior de negativo para positivo;
  • Desenvolver a empatia e ser capaz de perceber os seus direitos e os dos outros;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação – Argumento se aprende com estudo;
  • Buscar reduzir a prolixidade indo direto ao ponto com uma comunicação clara;
  • Ter e conhecer, profundamente, as suas opiniões sobre os fatos;
  • Aumento da autoconfiança e a segurança pessoal.

 

A assertividade é a melhor forma de usar a comunicação no ambiente de trabalho. Por mais que sejamos atingidos em nossa emoção com as ações e falas das pessoas, agir intempestivamente é como apagar fogo com gasolina na maioria das vezes.

E aí, que tal praticar mais a assertividade na sua vida e em seus ambientes de trabalho?

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