Trending News

Blog Post

Artigos

Precisamos refletir sobre aposentadoria

por Anna Maria Buccino

Caso de idosos abraçados admirando o por do sol em uma praia.

Existem alguns assuntos que são incômodos, que muitos de nós temos dificuldades em lidar. Aposentadoria, por exemplo, é uma daquelas verdades inconvenientes, que se não for levada a sério, pode nos deixar perdidos, como se estivéssemos à deriva em um naufrágio.

Sabemos que os avanços da ciência, da medicina, da tecnologia, com o acesso maior às informações, estão levando as pessoas a viverem mais. Mas algumas pessoas ainda apresentam resistência para refletir sobre aposentadoria, sendo que esse ponto afetará diretamente suas vidas no futuro.

            O que pode levar a esse distanciamento, a esse receio, a esse medo?

O fato de uma boa parcela da população não ter sido educada para um cuidado financeiro, em ter a responsabilidade por seu próprio futuro, negligenciando esse lado da vida, é um ponto forte para evitar o tema. Isso porque pode gerar um desconforto enorme ao se dar conta de que não está preparado, começar a julgar-se e a culpar-se por ter deixado de acreditar que isso seria um papel somente do governo.

Mas, agora, quando percebe a crise orçamentária na previdência social, a agonia pode tomar conta do ser. Começa a bater o arrependimento, a raiva de si, o olhar ao passado e pensar no que poderia ter feito. O olhar para o futuro, com a incerteza de como serão as coisas.

Questões como o ageísmo – discriminação por idade – também podem colaborar para as pessoas não refletirem sobre aposentadoria. Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, mostrou que 60% dos entrevistados possuíam uma visão negativa sobre o envelhecimento e o tema aposentadoria está muito relacionado com o envelhecimento, com a perda de expectativas, com deixar de fazer parte da população ativa.

Convenhamos, esses pontos focam a vida sob o olhar da escassez, o que pode ser bastante deprimente, não?!

E o que fazer para que possamos refletir sobre a aposentadoria e atuar em relação a esse tema sob uma perspectiva mais otimista?

Existem algumas possibilidades, e vou falar um pouco sobre uma delas, que é o chamado Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).

O PPA tem como objetivo oferecer suporte estruturado para que as pessoas lidem com a longevidade, avaliando, explorando e desenvolvendo novos projetos de vida e de trabalho.

Não se trata de receita milagrosa, trata-se de desenvolver habilidades de planejamento, de desenvolver um olhar mais consciente sobre si mesmo. É um programa para refletir em que momento da carreira a pessoa está e onde e como ela pretende estar no futuro.

As estratégias do PPA são um excelente caminho para incentivar e fortalecer a educação financeira, previdenciária, planejadora e empreendedora dos indivíduos. Abordam questões como: relacionamentos e emoções, com um olhar do perfil psicológico do indivíduo, planejamento familiar, protagonismo; bem-estar na aposentadoria, auxiliando no estabelecimento de alimentação saudável, prática de exercícios físicos e fortalecimento muscular, olhar para possibilidades de atuação; cultura e lazer, conectar o indivíduo com atividades de lazer que lhe tragam satisfação, desenvolver novas atividades acadêmicas, aprender um novo idioma, praticar um hobby, programar uma viagem que sempre desejou.

O PPA pode ser realizado individualmente, sendo que o ideal é que seja sempre realizado por profissionais experientes na condução do programa, pois estarão capacitados para lidar com todos os desafios que as pessoas podem passar durante o desenrolar do projeto.

As organizações que desejarem contribuir com uma sociedade saudável, protagonista, ativa, também podem contratar o programa e oferecer a seus colaboradores. Normalmente, a condução dentro das empresas é realizada em grupos, de acordo com o perfil e recursos disponíveis.

É uma metodologia testada, que traz uma orientação que valoriza as pessoas, de modo que elas se mantenham atualizadas, ativas, com saúde mental, física e financeira, mesmo entrando em uma nova fase da vida, colaborando para o desenvolvimento de pessoas mais orientadas a uma existência significativa e sadia.

Anna Maria Buccino

Administradora de empresas, consultora, especialista em Psicologia Positiva, especialista em marketing de serviços, gerente das áreas comercial e de serviços na Vetor Editora Psicopedagógica.

 

Aposentação - Aposentadoria para açãoAposentação – Aposentadoria para ação

Aposentar-se pode ser muito mais difícil do que escolher uma profissão ou ingressar no primeiro emprego. Apresentamos o Aposent-Ação – Programa de Orientação para Aposentadoria, seus objetivos, técnicas e o planejamento detalhado de 12 encontros. Compartilhamos nossa experiência com grupos Aposent-Ação, Aposentadoria para a Ação e não para a estagnação, de forma prática, trazendo reflexões dos participantes e suas vivências.

Posts relacionados

1 Comment

  1. FERNANDA aparecida da silva APARECIDA

    Artigo muito valido para os dais atuais

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *