Trending News

Blog Post

Artigos

A importância do brincar no desenvolvimento infantil

A imagem mostra um grupo de crianças correndo e brincando em um campo verde ao ar livre, iluminado pelo sol. Em destaque, uma menina sorridente, com cabelos soltos, veste uma camiseta cinza e shorts, expressando alegria e liberdade. Ao fundo, outras crianças participam da brincadeira, criando uma atmosfera de diversão, união e movimento.

por Letícia Martins

O Brincar como Direito Garantido

O direito à brincadeira foi consagrado por lei para todas as crianças, independentemente de sua condição física, financeira ou social. Elas exploram diversos contextos, utilizando os objetos disponíveis à sua volta para criar, movimentar-se e se apropriar do ambiente ao redor.

Desde 1988, a Constituição Federal reconhece e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura o direito ao brincar, destacando a liberdade que envolve a brincadeira, a prática esportiva e o divertimento (Brasil, 1988).

 

O Brincar como Exploração e Compreensão do Mundo

Santos (2020) destaca que é durante o brincar que a criança conhece mais sobre si mesma e experimenta e compreende o mundo. Ao desafiar os adultos e exigir ambientes que permitam novos significados de acordo com sua imaginação, as crianças não apenas vivenciam experiências próprias, mas também se tornam protagonistas de seu desenvolvimento.

 

Aprendizagem Através da Brincadeira

A brincadeira oferece à criança a oportunidade de explorar seus sentimentos e valores, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de habilidades. Conforme Vygotsky (1994), a aprendizagem precede o desenvolvimento infantil, destacando que a criança está constantemente em um processo de aprendizagem, desenvolvendo suas capacidades ao longo do tempo.

 

A Linguagem do Brincar e seu Impacto no Desenvolvimento

A linguagem do brincar é o principal meio pelo qual a criança aprende. Em um mundo de faz de conta, ela decifra o mundo, desenvolvendo sua cognição e interações sociais. Kishimoto (1997) enfatiza que a brincadeira/jogo é instrumento de suma importância para a aprendizagem no desenvolvimento infantil, destacando sua relevância para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

 

O Brincar como Ferramenta Fundamental para o Desenvolvimento Infantil

Piaget (1971), Kishimoto (1990), Vygotsky (2000), entre outros estudiosos, consideram os brinquedos e as brincadeiras fundamentais para o desenvolvimento infantil. Piaget (1971) sustenta que a brincadeira é essencial para o processo de desenvolvimento da criança, uma vez que seu pensamento é funcionalmente imaturo em relação ao adulto.

 

O Brincar como Mediador para o Mundo

Por meio do ato de brincar, a criança atende às suas necessidades, desbrava limitações e desenvolve habilidades para lidar com desejos não realizados. O ato de brincar torna-se um mediador concreto que facilita o acesso da criança ao mundo, desempenhando um papel crucial na aquisição da linguagem e do pensamento, conforme argumentado por Vygotsky (2001).

 

Conclusão: O Brincar como Direito e Essência do Desenvolvimento Infantil

Em síntese, o ato de brincar transcende a simples atividade na vida da criança; é um direito garantido por leis e um meio essencial para o desenvolvimento infantil.

Ao proporcionarmos momentos de brincadeira, não apenas cumprimos obrigações legais, mas também criamos oportunidades para que as crianças explorem, aprendam sobre si mesmas e compreendam o mundo ao seu redor.

O brincar emerge como um elemento vital na jornada de crescimento infantil, proporcionando não apenas diversão, mas também um solo fértil para o florescimento de suas habilidades, aquisição de conhecimento e formação de suas personalidades.

Avaliar Psicologia

Letícia Martins

Formanda de Psicologia pela Estácio de Sá, com formação em Prática Clínica em Terapia Cognitivo- Comportamental pela agência JRV, com formação em andamento em Psicopatologia pelo FLNC cursos digitais e em ABA e Autismo para Profissionais, pela RB Psicologia. Atualmente atua na área comercial da Avaliar Psicologia com testes e técnicas de Avaliação Psicológica.

Referências

Affonso, R. M. L. (Ed.). (2022). Ludodiagnóstico do brincar livre na natureza à clínica infantil online. Editora Vetor.

Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
Morchida, K. (1997). Brinquedo e brincadeira: Usos e significações dentro de contextos culturais. In SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.) 4 ed. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos Vozes.

Piaget, J. (1971). A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Álvaro Cabral. Zahar.

Santos, D. G. (2020). O direito do brincar.

Vygotsky, L. S. (2002). A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (6ª ed.). Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (1994). A formação social da mente (5ª ed.). Fontes.

Van Der Veer, R., Valsiner, J. (2001). Vygotsky: uma síntese. Loyola.

Posts relacionados