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Cultura Data Driven

Texto retirado do site https://dersalis.com.br/

Mulher em sala de escritório. Na mesa, dois monitores e um teclado. Na mão da mulher há um notebook. Em todas as telas há gráficos para análise de dados.

Imagem por tonodiaz em Freepik

Cultura Data Driven: porque é fundamental tomar decisões orientadas por dados e deixar de lado estratégias baseadas em feeling?

Até muito pouco tempo atrás, era possível observar um cenário em que as empresas desenhavam suas estratégias, construíam seus modelos de negócio e planejavam suas ações embasadas basicamente nos achismos de colaboradores experientes com mais tempo de casa, muitas vezes na simples tentativa de repetir algum acerto vivido no passado.

Antigamente, era muito comum encontrar negócios com futuros inteiramente comprometidos devido algumas poucas, ou até uma única decisão errada. E pode-se dizer que ainda ocorre, com bastante frequência.

Porém, o mundo passou, e passa, por uma densa revolução tecnológica, vivenciando um processo que tira as experiências do dia a dia do ser humano do campo analógico e leva para o digital. Mas qual a vantagem desse processo de digitalização?

Das inúmeras possíveis de serem listadas, podemos pontuar positivamente que ganhamos a capacidade de entender com mais profundidade as ações do ser humano, retirando informações cada vez mais refinadas dos dados gerados desse processo, e aumentando velozmente o detalhamento das personalizações presentes nas nossas experiências, tanto como clientes quanto como fornecedores de serviços ou produtos.

E todo o contexto desse movimento de digitalização, levando à um cenário onde a direção para a obtenção dos melhores resultados é evidenciada a partir da interpretação de dados, foi batizada de cultura Data Driven.

Curioso para saber mais sobre a cultura data driven? Segue com a leitura para compreender melhor sobre esse importante conceito nesse post.

 

Mas o que de fato é cultura data driven?

Cultura Data Driven é um conceito que pode ser adotado por qualquer negócio ou empresa, com o objetivo de transformar dados em informações cruciais para boas tomadas de decisões. É uma estratégia de gestão que tem como base principal tomar decisões baseadas em análises e interpretações de dados provenientes de diversos locais e formatos. Por simples tradução, significa ter uma gestão orientada por dados.

 

A implementação de uma cultura Data Driven e um adeus a tomadas de decisão às cegas

Ao implementar uma cultura de decisões orientadas por dados, as empresas agregam diretamente mais agilidade e precisão nas estratégias de gestão, diminuindo significativamente a probabilidade de erros envolvendo o negócio. Com isso, por consequência, tornam-se mais rápidas e eficientes nas demandas exigidas pelos clientes, levando para o mercado consumidor serviços e/ou produtos mais atrativos que a concorrência.

Sendo assim, podemos dizer que estar antenado a revolução dos dados que o mundo atravessa e utilizá-la à favor de resultados mais coerentes e consistentes é um pré requisito para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado, um passaporte para abandonar resultados incertos provindos de decisões orientadas por experiências passadas e suposições.

Além de agregar mais assertividade e credibilidade às decisões tomadas, através da implementação da cultura Data Driven torna-se possível conhecer melhor o cliente alvo, desenvolvendo estratégias de vendas mais personalizadas e eficazes. Podemos dizer que para que haja um crescimento escalável, sustentável e sólido, a cultura de decisões orientadas por dados é um processo necessário a todos os departamentos da empresa.

 

E na prática? Como sair do modelo tradicional e construir uma cultura Data Driven?

Sair do modelo tradicional de gestão e se aventurar em outra metodologia para tomar as decisões da empresa não é tarefa fácil. Porém, a revolução dos dados vem proporcionando a criação de modelos robustos e extremamente adaptáveis às diversas possibilidades de negócio. O modelo de decisões baseadas nas considerações apontadas por líderes e C-levels, e que somente depois são apresentadas às equipes, a chamada estratégia top-down, já apresenta muitas falhas e dificuldades de se manter páreo à modelos mais atuais.

Podemos citar como desvantajoso, dentre os diversos pontos já apresentados sobre o tema por especialistas da área, o fato que gestores podem ter uma visão enviesada sobre o negócio, relacionada muitas vezes à possibilidade de confiar apenas no seu próprio conhecimento ou intuição para tomar decisões. Mas é possível obter bons resultados dessa forma? Sim, é possível, porém também podemos afirmar que a intuição não é embasamento suficiente para amparar investimentos em estratégias e inovação.

A proposta de disruptura que se apresenta atualmente vai muito além da simples coleta de dados que a empresa produz. É necessário que haja uma mudança de cultura empresarial, um alinhamento entre o pensamento dos funcionários com relação à como utilizar os dados nas decisões do dia a dia, deixando totalmente os achismos de lado.

E podemos dizer que essa vem sendo a principal dificuldade encontrada para o abandono dos modelos de negócio mais tradicionais, onde vemos estruturas mais engessadas e incapazes de absorver inovações criadas com a chegada de novas tecnologias.

Para que essa transformação estrutural e cultural ocorra com sucesso, é necessário um engajamento de toda a empresa, promovendo o treinamento das equipes para a utilização consciente dos dados em todas as etapas das operações.

 

Algumas estratégias para estar sempre reforçando a cultura orientada por dados e não deixar a peteca cair.

Então podemos dizer que somente a implantação da cultura data driven é importante? O que podemos afirmar é que a cultura de dados é uma jornada, na qual a empresa precisa estar constantemente trabalhando para que ela melhore. Seguem abaixo algumas dicas importantes para construir e manter uma cultura data driven sustentável.

  • Defina seus objetivos.
  • Identifique as barreiras dentro da sua organização.
  • Envolva todos os colaboradores.
  • Promova o conceito de compartilhamento e colaboração.
  • Seja transparente.
  • Estruture os dados da empresa.
  • Promova a democratização dos dados.
  • Selecione as ferramentas ideais.
  • Capacite e qualifique as equipes.
  • Desenvolva estratégias de proteção dos dados da empresa.
  • Defina KPI’s.
  • Transforme dados em ações.

 

Quais são as vantagens da cultura Data Driven para o negócio?

Destacamos inúmeras as vantagens que podem ser apontadas com a implementação de uma cultura de decisões orientada por dados. Colocamos algumas abaixo.

  • Capacidade de antecipar problemas e tendências.
  • Possibilita decisões mais assertivas.
  • Capacidade de predição e prescrição.
  • Agrega mais independência às equipes.
  • Reduz custos.
  • Otimiza processos.
  • Diferencia de concorrências.
  • Facilita a segmentação e fidelização de clientes.

 

Conclusão

Ter uma cultura data driven saudável e sustentável não está relacionado apenas a utilização de metodologias específicas, aplicações de modelos de aprendizado de máquina e inteligência artificial, utilização de ferramentas ou ter os dados da organização arrumados e protegidos.

Para que haja de fato uma migração de modelos de negócio tradicionais para modelos em que as decisões são orientadas prioritariamente por dados, é necessário que a cultura de dados venha de forma multifatorial, levando mudanças mais robustas à empresa como um todo.

Seja analisando o comportamento de clientes, criando estratégias de venda, desenvolvendo novas pesquisas ou estruturando projetos e processos, os dados são integrantes fundamentais para tomadas de decisões. Afinal, é como dizem, data always beats opinion.

Autor

Carlos Bragatto: Engenheiro Elétrico pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa e Pesquisador na Dersalis.

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