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Qual a importância de um blog?

por Thiago Carvalho

Mulher sentada em frente a um computador olhando o blog da Vetor Editora

Em 31 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Blog, uma ferramenta versátil e que está cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital.

Neste post dedicado ao blog, você conhecerá quais os quatro itens fundamentais que podem lhe ajudar a considerar fazer uso desta poderosa ferramenta:

Item extra: Dicas de como iniciar um blog

 

O que é blog?

Blogue, ou blog, termo em inglês que advém da contração dos termos web e log, é uma página na internet com temática específica ou variada, que recebe informações periódicas em forma de artigo, também conhecido pelo termo em inglês post (publicação).

No blog da Vetor Editora, por exemplo, você encontrará artigos (posts) voltados para as mais variadas áreas da psicologia, como avaliação para porte de armas, avaliação psicossocial, neuropsicologia, orientação profissional, entre outras.

 

Para que serve um blog?

Originalmente, os blogs eram utilizados como um diário on-line, de modo que os redatores pudessem compartilhar informações pessoais, interesses e experiências.

Atualmente, apesar de os blogs ainda serem utilizados como um diário on-line, em virtude do crescimento constante da internet e de sua representatividade, eficiência e eficácia para as ações de marketing digital, o uso do blog para fortalecer estratégias de marketing de conteúdo tem se tornado cada vez mais frequente e fundamental para pequenas, médias e grandes empresas que almejam ampliar sua presença e visibilidade no meio on-line.

 

Qual a diferença entre site e blog?

Resumidamente, blog é uma página dinâmica na internet que recebe atualização periódica e focada em conteúdo para entreter, educar e informar.

Além disso, blogs dispõem de um espaço dedicado a comentários, um canal de comunicação entre autor e leitor, no qual o leitor poderá expressar sua opinião e prover sugestões sobre determinado conteúdo.

Sites convencionais, por outro lado, são páginas na internet que dispõem de conteúdo geralmente estático sobre uma pessoa, grupo, empresa, produtos ou serviços.

O conteúdo de um site convencional é considerado estático porque pode permanecer inalterado por muito tempo, a menos que eventuais atualizações na descrição de produtos ou serviços se façam necessárias.

 

Mas, qual a importância de um blog?

Aqui serão apresentadas algumas das estratégias que podem ser aplicadas no meio on-line ao se fazer uso de um blog, o que o torna uma importante ferramenta para o desenvolvimento do seu projeto pessoal, profissional ou comercial:

  • aumentar a visibilidade diante dos motores de busca (tais como o Google, o Edge ou o Safari);
  • construção de valor (valor agregado a produtos ou serviços);
  • construção de autoridade (promover-se como especialista);
  • promoção da imagem (de pessoas, grupos ou empresas);
  • conexão (com potenciais clientes).

O blog é uma ferramenta muito democrática. Com um bom planejamento de conteúdo você será capaz de criar um blog e usufruir de seus benefícios sem a necessidade de grandes recursos financeiros ou habilidades técnicas em informática.

Se você é da área de psicologia e produz conteúdos que podem ser a porta de entrada para divulgar seu projeto/trabalho, o blog pode lhe ajudar a alcançar a visibilidade desejada.

Nas redes sociais, a exemplo o Facebook, apesar de permitir a publicação de diversas mídias, como imagens, vídeos, áudios e textos, as pessoas que interagem com esta rede tendem a dar maior atenção aos conteúdos menos densos, em que a leitura possa ser realizada de forma rápida.

Os vídeos publicados no TikTok são efêmeros e, com movimentos breves de deslizar de dedos em telas de smartphones, por exemplo, o expectador já trocou de conteúdo e lá se foi a oportunidade de aumentar a visibilidade e apresentar detalhes sobre determinado trabalho, produto ou projeto.

Construir valor para determinado conteúdo nas redes sociais representa um grande desafio, e, por essa razão, deve-se fazer uso de estratégias que estejam de acordo com as regras do jogo de cada rede social.

Assim, devemos criar conteúdo raso, resumido, que proporcione uma leitura dinâmica, e quando se fizer necessário, elaborar informações mais densas, completas, valendo indicar em uma publicação nas redes sociais um link para mais detalhes, e, neste ponto, é indispensável dispor de um blog, pois é nele que você publicará o conteúdo denso.

Quando se elabora conteúdo denso e o compartilha em um blog, isso ajuda na construção de autoridade, principalmente se o conteúdo criado for exatamente o que o leitor estava “garimpando” (pesquisando) na internet.

 

Dicas de como iniciar um blog

Neste post não há a pretensão de se esgotar questões técnicas do porquê utilizar um blog para a sua necessidade, mas apresentar um norte de por onde e como começar.

Em um blog, você pode veicular ou consolidar diversos formatos de conteúdo com muita facilidade, tais como:

Para quem quer ampliar a presença on-line, seja para construir valor, autoridade, promover a imagem pessoal ou criar conexão com pessoas que pensam de forma semelhante à sua, ou que têm o potencial para tal, veicular suas ideias em um blog pode ser tão eficiente quanto investir em mídias pagas, como os anúncios do Google, ou impulsionamento pago em redes sociais.

Você pode criar seu blog ou o de sua empresa com uma das duas plataformas mais populares, o WordPress ou o Blogger. Dada a variedade de recursos e tutoriais disponíveis na internet, o WordPress é o mais recomendado.

Para quem quiser se aventurar na criação do primeiro blog, poderá acessar o conteúdo a seguir, elaborado pela empresa Resultados Digitais: “Como criar um blog em WordPress: passo a passo completo”.

O WordPress é um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) robusto, que já está equipado com diversos recursos técnicos que facilitam a indexação de conteúdo, recurso tal que viabiliza que determinada informação seja encontrada pelos motores de busca.

Logo, para promover seus projetos pessoais ou empresariais, com baixo custo e sem depender totalmente da audiência captada em redes sociais, considere criar um blog (um espaço gerenciado por você) para se comunicar com seu público.

Utilize as redes sociais não apenas como um canal para gerar e compartilhar conteúdo, mas para direcionar a audiência destes canais de comunicação para o seu blog (crie um texto resumido de seus posts e compartilhe o link nas redes sociais).

Para criar Conexão com seu público, de modo que ele se mantenha engajado com os materiais que você publicará, antes de escolher qual CMS utilizará, você deve definir:

  • as etapas de aprendizagem e descoberta do seu público-alvo para determinar a linha editorial que irá trabalhar;
  • a periodicidade da publicação de conteúdo;
  • o formato das publicações (texto, imagem, infográfico, e-book…), pois isso pode fazer que seja necessário dispor de hard skills específicas ou considerar contratar mão de obra especializada.

Essas são as dicas básicas para quem despertou interesse em se aventurar na área de criação de conteúdo e quer saber por onde começar.

Espero que estas dicas possam auxiliar você em seus projetos e objetivos. Se gostou da dica ou tiver sugestões de como podemos aprimorá-las, deixe seu comentário.

Thiago Carvalho

Analista de e-commerce na Vetor Editora, graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pós-graduando em Ciência de Dados.

Referências

BOLINA, Laís. História dos blogs: como a evolução dos blogs pode impactar no seu negócio. 13 de agosto de 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/historia-dos-blogs/. Acesso em: 9 ago. 2022.

G, Ariane. Qual a diferença entre site e blog. 23 de julho de 2021. Disponível em: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/diferenca-entre-site-e-blog. Acesso em: 9 ago. 2022.

FARIAS, Flaubi. Como criar um blog em WordPress: o passo a passo completo. 08 de maio de 2018. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/como-criar-blog-no-wordpress/. Acesso em: 9 ago. 2022.

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