Trending News

Blog Post

Artigos

A Revolução das três letras: como a cultura ESG está mudando o mundo e as empresas.

por Edson Dias e Marcelo Saber Bittar.

 

Homem segurando a frente da cabeça um globo terrestre com a sigla ESG.

 

Existem três letras que estão mudando o mundo, transformando as formas de investimentos e fazendo com que empresas em todos os continentes assumam compromissos a longo prazo com a economia e a sociedade.

Estamos falando do Environmental, Social and Governance (ESG) – ou, em português, ASG, referindo-se a Ambiental, Social e Governança. Talvez você já até conheça a expressão citada de alguns comerciais de TV, vídeos do Youtube, Ebooks, posts em Redes Sociais ou até mesmo já tenha visto algo em sua empresa.

Agora, caso você não tenha ideia do que significa ESG ou deseja se aprofundar, não se preocupe, a Vetor está preparando uma série de conteúdos para compartilhar e deixá-lo por dentro do assunto do momento.

Empresas visionárias do mundo todo estão mudando sua forma de pensar e agir. A Volvo, por exemplo, estabeleceu um prazo até 2030 para ter em sua fábrica somente a produção de carros elétricos, eliminando a produção de carros movidos a combustíveis fósseis. a partir de , A Ambev pretende aumentar em mais de 30% o número de mulheres em cargos de liderança; o iFood lançou meta de 50% de mulheres e 30% de negros na liderança em 2023. Em todos os segmentos de mercado, as empresas estão engajadas em cumprir as metas ESG.

Observamos crescente preocupação com o meio ambiente, com a sociedade e clareza administrativa que agora estão na agenda de muitos CEOs mundo afora.  Não são de hoje as preocupações com o clima, consumo sustentável, transparência e questões humanitárias e de direitos, elas existem há um bom tempo.

Em 2004, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, fez uma provocação ao indagar 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. Desse questionamento se dá o que podemos chamar de agenda ESG no mundo.

Na Pandhora ESG/Diversidade e Inclusão – nome inspirado no Planeta Pandora do filme Avatar (2009) – usamos um lema que diz que não existe diversidade “lá fora” ainda, ou seja, fora do planeta Terra. Mesmo com os avanços tecnológicos e as corridas planetárias que estamos vivendo é nesse “ planeta azul que habitamos que se encontra uma diversidade de pessoas, de vida, de ecossistema. IO que nos leva a concluir que, mesmo com toda a diversidade, fazemos todos parte do mesmo planeta e somos responsáveis pelo bom funcionamento, desenvolvimento e evolução desse planeta. É isso que nos une e nos completa como sociedade.

Diante disto, algumas perguntas precisam ser feitas:

  • Como dar longevidade ao seu negócio poluindo o rio que nos é vital?
  • Como ser forte e duradouro no mercado, excluindo metade dos possíveis consumidores?
  • Como ser transparente para o mundo se somos escusos administrativamente?
  • Como romper com práticas estruturais como o machismo, racismo, homofobia e exclusão social no mercado de trabalho?

 

São essas algumas das perguntas que nós devemos fazer hoje se quisermos atender as demandas que existem em inúmeras empresas que querem estar alinhadas com as mudanças de paradigmas do mercado, da sociedade, que exige das organizações maior responsabilidade e diversidade em sua cadeia produtiva e relacionamento com stakeholder.

Mudanças essas que, a curto prazo, são um grande desafio mas trazem benefícios e oportunidades como valorização da empresa, colaboradores e clientes mais engajados e participativos, fornecedores alinhados com o propósito da organização, possibilidade de desenvolvimento de novos produtos e serviços, impacto positivo da marca.

Desse modo, podemos ter uma noção da nossa unidade. De nossos impactos e como podemos fazer diferente para, quem sabe, muito em breve, possamos colocar em prática os desejos do Sr.Johm Lennon:

Somos Uno, estamos nos dando conta disso. Quem sabe muito em breve possamos colocar em prática os desejos do Sr. Lennon:

“You may say I’m a dreamer
Você pode dizer que sou um sonhador
But I’m not the only oneMas eu não sou o único
I hope someday you’ll join us
Eu espero que algum dia você se junte a nós
And the world will be as one
E o mundo será como um só”
Lennon, Imagine tradução: letras.mus.br

 

Existe uma revolução em andamento e você pode ajudar a sua empresa a fazer parte disso. Para os próximos artigos, exploraremos cada letra do ESG, apresentando o que cada uma engloba: no (E) a gestão de resíduos, política de desmatamento, uso de fontes de energia renováveis pela empresa.

O (S) explora mais as questões de diversidade e inclusão nas empresas, qual a taxa de turnover, quais os benefícios e vantagens oferecidos aos funcionários, além do salário, e por fim o (G), com abordagem em transparência financeira e contábil, relatórios financeiros completos e honestos e integridade e práticas anticorrupção são alguns do pontos que vamos explorar.

Então, não perca as próximas publicações e venha conosco explorar as questões que estão mudando o mundo.

EDSON DIAS

Cientista social pela PUC-SP e teólogo pelo Mackenzie, com experiência na área de pesquisa, articulação e formação de profissionais nas políticas públicas, técnico pesquisador nas áreas de saúde, saúde mental, educação assistência social, justiça, sistema prisional, pessoa com deficiência, relações raciais, lgbtqia+, mulheres, criança e adolescente, idoso, população de rua e outras. Fundador da PANDHORA Diversidade e Inclusão – consultoria voltada para empresas.

MARCELO SABER BITAR

Cientista social pela UNESP, mestre em economia social e do trabalho pela Unicamp, mestre em políticas públicas pela Science Po Lyon na França, doutorado incompleto pela USP. Com ampla atuação na área de pesquisa para estratégias de rearranjo de processos e projetos. Técnico responsável pelo centro de referência em pesquisa dos psicólogos do estado de São Paulo.

Docente por mais de 25 anos e coordenador de curso. Experiência em implementação de metodologias ativas em universidades. Atua como consultor e implementador de ESG em empresas.

 

Não vá embora agora! Aqui tem mais artigos esperando por você.

 

Vetor Editora Serviços

Sua empresa está em busca de soluções em ESG? A Vetor Editora Serviços pode ajudar.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *