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Funções executivas e a avaliação psicopedagógica com Nesplora: uma abordagem baseada em evidências

Menina jovem utilizando um headset de realidade virtual branco com fones de ouvido acoplados, em um ambiente de estudo ou atendimento psicopedagógico. Ela segura um controle manual, indicando interação ativa com o conteúdo digital. Ao fundo, há uma mesa com materiais escolares como lápis coloridos, canetas em suporte de nuvem e um monitor de computador, sugerindo um cenário de avaliação ou intervenção cognitiva. A cena remete ao uso do Nesplora — ferramenta baseada em realidade virtual — aplicada à avaliação de funções executivas, como atenção, memória de trabalho e controle inibitório, dentro de um contexto clínico ou educacional fundamentado em evidências científicas.

por Monique Gonçalves

As funções executivas desempenham um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem. Neste artigo, discutimos a relevância dessas habilidades no contexto psicopedagógico e apresentamos a Nesplora, uma ferramenta inovadora de avaliação realizada em realidade virtual. Exploramos como a avaliação neuropsicológica pode contribuir para a compreensão das dificuldades dos pacientes.

As funções executivas correspondem a um conjunto de habilidades cognitivas, incluindo controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva (Diamond, 2013).

Estudos de neuropsicólogos brasileiros, como Malloy-Diniz, Fuentes, Mattos e Abreu (2018), em sua obra Avaliação neuropsicológica, destacam a relevância das funções executivas, especialmente do controle inibitório, da memória de trabalho e da flexibilidade cognitiva, para o aprendizado e o desenvolvimento acadêmico.

A avaliação adequada das funções executivas é essencial para traçar intervenções eficazes. Nesse contexto, a Nesplora, ferramenta recentemente disponibilizada no Brasil pela Vetor Editora, surge como um recurso inovador para mensurar essas habilidades em um ambiente mais ecológico e dinâmico.

 

Mas por que avaliar as funções executivas?

As funções executivas são fundamentais para a autorregulação do comportamento e a adaptação a diferentes demandas do ambiente, o que permite ao psicopedagogo identificar padrões de funcionamento cognitivo, planejar intervenções adequadas e monitorar progressos. Entre as avaliações oferecidas, destacam-se Nesplora Aula e Nesplora Ice Cream, que permitem um monitoramento detalhado das funções executivas.

Estudos sugerem que o uso de ambientes imersivos melhora a precisão da avaliação neuropsicológica, uma vez que permite medir respostas comportamentais que sejam mais próximas da realidade. No âmbito psicopedagógico, essa ferramenta auxilia no planejamento de estratégias de intervenção e na adequação das expectativas de aprendizagem.

Os psicopedagogos desempenham um papel essencial na mediação das dificuldades de aprendizagem, e a avaliação precisa das funções executivas permite um acompanhamento mais eficaz. Ao utilizar a Nesplora, o profissional pode obter dados objetivos e complementares para um resultado mais assertivo aliado a outros testes e um planejamento personalizado nas intervenções.

Além disso, permite um entendimento aprofundado das dificuldades apresentadas pelos pacientes. O uso da Nesplora representa um avanço significativo nessa área, a integração entre tecnologia e psicopedagogia amplia as possibilidades de avaliação e contribui para melhores resultados no desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos pacientes.

Referências

Diamond, A. (2013). Executive Functions. Annual Review of Psychology, 64, 135–168.

Malloy-Diniz, L. F., Fuentes, D., Mattos, P., & Abreu, N. (2018). Avaliação Neuropsicológica (2ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

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