por Monique Gonçalves
As funções executivas desempenham um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem. Neste artigo, discutimos a relevância dessas habilidades no contexto psicopedagógico e apresentamos a Nesplora, uma ferramenta inovadora de avaliação realizada em realidade virtual. Exploramos como a avaliação neuropsicológica pode contribuir para a compreensão das dificuldades dos pacientes.
As funções executivas correspondem a um conjunto de habilidades cognitivas, incluindo controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva (Diamond, 2013).
Estudos de neuropsicólogos brasileiros, como Malloy-Diniz, Fuentes, Mattos e Abreu (2018), em sua obra Avaliação neuropsicológica, destacam a relevância das funções executivas, especialmente do controle inibitório, da memória de trabalho e da flexibilidade cognitiva, para o aprendizado e o desenvolvimento acadêmico.
A avaliação adequada das funções executivas é essencial para traçar intervenções eficazes. Nesse contexto, a Nesplora, ferramenta recentemente disponibilizada no Brasil pela Vetor Editora, surge como um recurso inovador para mensurar essas habilidades em um ambiente mais ecológico e dinâmico.
Mas por que avaliar as funções executivas?
As funções executivas são fundamentais para a autorregulação do comportamento e a adaptação a diferentes demandas do ambiente, o que permite ao psicopedagogo identificar padrões de funcionamento cognitivo, planejar intervenções adequadas e monitorar progressos. Entre as avaliações oferecidas, destacam-se Nesplora Aula e Nesplora Ice Cream, que permitem um monitoramento detalhado das funções executivas.
Estudos sugerem que o uso de ambientes imersivos melhora a precisão da avaliação neuropsicológica, uma vez que permite medir respostas comportamentais que sejam mais próximas da realidade. No âmbito psicopedagógico, essa ferramenta auxilia no planejamento de estratégias de intervenção e na adequação das expectativas de aprendizagem.
Os psicopedagogos desempenham um papel essencial na mediação das dificuldades de aprendizagem, e a avaliação precisa das funções executivas permite um acompanhamento mais eficaz. Ao utilizar a Nesplora, o profissional pode obter dados objetivos e complementares para um resultado mais assertivo aliado a outros testes e um planejamento personalizado nas intervenções.
Além disso, permite um entendimento aprofundado das dificuldades apresentadas pelos pacientes. O uso da Nesplora representa um avanço significativo nessa área, a integração entre tecnologia e psicopedagogia amplia as possibilidades de avaliação e contribui para melhores resultados no desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos pacientes.
Referências
Diamond, A. (2013). Executive Functions. Annual Review of Psychology, 64, 135–168.
Malloy-Diniz, L. F., Fuentes, D., Mattos, P., & Abreu, N. (2018). Avaliação Neuropsicológica (2ª ed.). Porto Alegre: Artmed.
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