Trending News

Blog Post

Testes

Quais testes podem ser utilizados para perícia psicológica no contexto do trânsito?

Mulher dentro de um carro observando um cone para acertar uma manobra.

Avaliar funções cognitivas, como memória, atenção, análise sistemática do ambiente, habilidades visuoespaciais, verbais e outros aspectos, é fundamental para garantir que o condutor tenha um bom domínio do veículo, por isso, a perícia psicológica no contexto do trânsito é extremamente importante.

Há fatores do trânsito que não podem ser controlados, mas precisam ser observados a todo momento, como os demais veículos, pedestres, animais e o clima. É necessário avaliar as diferentes formas de atenção essenciais aos condutores, possibilitando a identificação de possíveis riscos para, assim, agir preventivamente.

Portanto, a perícia psicológica no contexto do trânsito, feita corretamente para avaliar a memória, atenção e outros aspectos dos condutores, é crucial para garantir a segurança das pessoas nas ruas e estradas.

O uso dos testes psicológicos para perícia psicológica no trânsito contribui para a verificação de condições mínimas psicológicas para a correta e segura condução veicular, preservando o condutor e os demais envolvidos no trânsito. Por isso, os testes psicológicos para avaliação no trânsito são indicados para prever a probabilidade de um motorista se envolver em acidentes.

 

Indicamos materiais que avaliam funções cognitivas importantes para este contexto:

👉 E-TRAP

Trata-se de uma entrevista semiestruturada, desenvolvida para auxiliar profissionais da saúde mental no diagnóstico de transtornos de personalidade.

O objetivo é contribuir para a investigação dos variados padrões mal adaptativos de comportamentos, de pensamentos e de experiência e expressão emocional que abrangem integralmente os dois modelos diagnósticos (categórico e alternativo), descritos no DSM-5.

A aplicação na perícia psicológica no trânsito pode ser feita de forma presencial ou informatizada, por meio da plataforma VOL Vetor Online.

 

👉 HTP

O teste HTP estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica, permitindo que eles sejam identificados com o propósito de avaliação e usados para o estabelecimento de comunicação terapêutica.

 

👉 COLEÇÃO NEO PI

O NEO-PI-R é um teste para avaliar a personalidade de adultos. O instrumento ajuda a investigar as características da personalidade baseado na teoria do Big Five, a mais aceita pelo mundo científico e com maior consenso entre as culturas e nacionalidades. A teoria apresenta um modelo com cinco domínios que descrevem a personalidade:

  • Neuroticismo: tendência a sentir afetos negativos.
  • Extroversão: capacidade de socializar.
  • Abertura: interesse em conhecer coisas novas.
  • Amabilidade: sensibilidade de se colocar no lugar do outro.
  • Conscienciosidade: força de vontade para alcançar objetivos.

O instrumento pode ser aplicado de forma presencial ou informatizada.

 

👉 PMK

O PMK é um teste psicológico que avalia características estruturais e reacionais de personalidade. É gráfico e expressivo, o que permite inferir aspectos da personalidade, variações do estado emocional/humoral e aspectos atitudinais.

 

👉 PALOGRÁFICO

O Teste Palográfico é um instrumento que avalia a personalidade por meio do comportamento expressivo. O teste é um dos mais utilizados em todo o território nacional. De fácil aplicação, tem, por outro lado, uma correção que exige atenção aos detalhes e a necessidade de integrar cada característica avaliada, de modo a extrair um resultado global e coerente.

 

Caso queira saber mais sobre avaliação psicológica no contexto do trânsito, leia o artigo Avaliação Psicológica no contexto do trânsito.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *