Trending News

Blog Post

Artigos

Que a esperança esteja com a liderança

Anna Maria Buccino – Administradora de empresas, Consultora, Especialista em Psicologia Positiva, Especialista em marketing de serviços, Gerente das áreas comercial e de serviços na Vetor Editora Psicopedagógica.

por Anna Maria Buccino

Título "Liderança Esperança", seguido por três parágrafos do texto deste conteúdo, simulando a abertura clássica do filme Star Wars.

Há muito, muito tempo, nesta galáxia chamada Via Láctea, mais propriamente no Planeta Terra, havia uma garotinha que assistia pela primeira vez ao filme Guerra nas Estrelas: episódio IV – Uma nova esperança.

Essa garotinha ainda não entendia muito bem sobre o que tratava aquele filme, mas ficou encantada com os efeitos especiais, que a levaram ao espaço, muito perto das estrelas, pela primeira vez.

Ela também se encantou com as personagens do filme, principalmente com a princesa Leia, que era muito diferente de todas as princesas que ela havia conhecido até então.

E o que essa garotinha ainda não imaginava é que ela um dia se tornaria uma profissional com um papel de liderança, em um mundo frágil, ansioso, não linear, incompreensível; e que ela se inspiraria muito na força daquela princesa que ela tanto admirou para conduzir e inspirar sua vida, sua equipe, seus projetos.

Sim, essa garotinha sou eu, que agora escreve estas linhas. E hoje quero falar um pouco sobre o tema esperança, justamente inspirada no primeiro filme da saga e, pela data de hoje, quando é celebrado mundialmente o dia de Star Wars. Um trocadilho com a principal mensagem do filme, em inglês, “may the force be with you” – e o dia quatro de maio, em inglês, “may the fourth be with you”.

E por que falar sobre esperança?

Porque uma mulher que trabalha com foco em liderança, desenvolvimento e inovação, neste momento pelo qual o mundo está passando, que exige muito de todos nós, precisa criar projetos, elaborar estratégias, inspirar pessoas, agir, com a esperança de impactar positivamente a sociedade.

E como desenvolver essa esperança, fundamental para se ter resiliência diante dos inúmeros desafios?

Para desenvolver e fortalecer essa esperança, eu busco a inspiração.

Inspiração que encontro nesse filme, “Uma nova esperança”, que mostra os principais heróis enfrentando muitos desafios, conectando-se a suas forças e lutando contra o império tirano, na esperança restabelecer a liberdade e a paz.

 

Olhando para as pessoas que passam por doenças, muitas vezes gravíssimas, mas que mantêm o sorriso, a energia, a força, sempre na esperança de se curar.

Vendo profissionais que exercem atividades que envolvem cuidar de vidas, salvar vidas, que precisam expressar seu maior talento em momentos cruciais, na esperança de conseguir obter êxito.

Em contato com a natureza, que, mesmo diante de tanto caos criado pelos seres humanos, consegue se restabelecer, florescendo em lugares que não ofereceriam a menor condição.

É assim que eu busco a esperança, do verbo esperançar, como citado pelo filósofo Mario Sergio Cortella (https://www.mscortella.com.br/o-verbo-esperancar-4a), que é ir atrás, agir, manter-se firme e seguir. Não me conformar, buscando sempre um novo olhar, um novo jeito, uma nova maneira de fazer o inédito. Preparando-me para o pior, mas sempre esperando pelo melhor.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *