Neste vídeo, Maria Cecília de Vilhena Moraes, mestre em Psicologia e Clínica e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, fala sobre o Teste CAT-H (Child Apperception Technique – Técnica de Apercepção Infantil), apresentando um panorama geral sobre o que a técnica visa investigar, os materiais que compõem o teste, interpretação dos dados e a possibilidade de utilização do CAT-H em pesquisas.
Drª Maria Cecília – Teste CAT-H
A Drª Maria Cecília de Vilhena Moraes fala sobre o teste CAT-H, É uma técnica projetiva temática cujo o objetivo é compreender o mundo vivencial da criança a partir da interpretação das histórias narradas aos estímulos apresentados e conhecer a estrutura afetiva da criança e a dinâmica de suas reações diante dos desejos e dos problemas que enfrenta.
Veja também: Artigo A investigação das dificuldades e recursos psicológicos da criança, por Maria Cecília Vilhena Moraes.
Coleção CAT-H – Teste de Apercepção Infantil – Figuras Humanas
Saiba mais sobre o Teste CAT-H aqui.
Trata-se de uma técnica projetiva temática composta por 10 cartões que devem ser apresentados à criança. A cada figura, a criança precisa contar uma história com começo, meio e fim. Apresenta um conjunto de nove dimensões identificadas como aspectos do sujeito a partir das quais podem ser levantadas hipóteses sobre a dinâmica da personalidade infantil.
Objetivo: Compreender o mundo vivencial da criança a partir da interpretação das histórias narradas aos estímulos apresentados. Conhecer a estrutura afetiva da criança e a dinâmica de suas reações diante dos desejos e dos problemas que enfrenta.
Público-alvo: Crianças entre 7 anos e 12 anos e 11 meses.
Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 45 minutos.