por Aline Sousa
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A autenticidade é, em essência, a prática de ser verdadeiro consigo mesmo, de agir de acordo com os próprios valores, crenças e emoções, e de se apresentar de maneira genuína perante os outros.
No espectro da liderança organizacional, além de ser coerente e fiel ao que se acredita e sente, é preciso ampliar o leque e praticar o discernimento e devido respeito às subjetividades e percepções das outras pessoas para que elas também possam expressar as suas individualidades.
Ao longo dos tempos, o modo de liderar passou por mudanças significativas. Se olharmos para a era da Revolução industrial e traçarmos um paralelo até os dias atuais, são nítidas as variações e transformações nas áreas de gente e gestão.
O comando e controle foi sendo paulatinamente substituído por estilos de lideranças mais humanas e menos mecanizadas. Com a experiência de Hawthorne, onde deu início à teoria das Relações Humanas, abriu-se o olhar para a necessidade de abranger além das estruturas corporativas e focar no maior ativo de qualquer empreendimento que são as pessoas.
Segundo o filósofo Jean-Paul Sartre, em sua visão existencialista, ser autêntico significa que cada indivíduo é responsável por dar sentido à própria vida, assumindo plena responsabilidade por suas escolhas.
Deste modo, líderes autênticos são aqueles que assumem o encargo por suas decisões e pelas consequências de suas ações. Esses líderes não terceirizam a culpa nem evitam suas obrigações; ao contrário, eles as enfrentam, promovendo uma cultura de sensatez e autonomia dentro da equipe.
Uma outra premissa muito importante dentro dessa abordagem é a rejeição da construção de personagens para cumprir o papel do “chefe” e hierarquia estereotipados e a adoção de formas de se conectar de forma humana e sincera, buscando construir relações reais e que promovam acolhimento.
Segurança Psicológica e Líderes Autênticos
Lançado em 2012, o Projeto Aristóteles tinha como objetivo identificar os fatores que tornavam equipes altamente eficazes no Google. Após coletar e analisar uma grande quantidade de dados, os pesquisadores concluíram que a principal característica das equipes bem-sucedidas era a segurança psicológica — um ambiente onde os membros se sentiam seguros para correr riscos, expressar suas ideias e admitir erros sem medo de represálias.
Assim como uma liderança verdadeira preconiza a transparência, empatia e confiabilidade no trabalho, este projeto evidenciou a grande correlação de uma gestão legítima com a alta performance dos profissionais e constatou o seguinte:
• A confiança é um dos fatores-chave para que as pessoas se sintam confortáveis em contribuir com suas ideias e questionar pontos de vista, promovendo um ambiente mais inovador, criativo e colaborativo.
• Diferentes experiências e visões enriquecem o processo de tomada de decisão, e promovem um espaço onde os membros da equipe podem compartilhar abertamente suas opiniões e discordâncias sem receios.
• Líderes que admitem as suas próprias falhas e assumem vulnerabilidades, encorajam os colaboradores a arriscar e a aprender com os erros.
• Quando as lideranças estão alinhadas com seus próprios valores e com os valores da organização, elas transmitem um senso de propósito único e inspiram a equipe a se engajar com os objetivos da empresa.
• A ênfase em promover a compreensão das necessidades e sentimentos de cada membro da organização, cria um ambiente de apoio e bem-estar.
Características de Líderes Autênticos
De acordo com Bill George, autor do livro True North e um dos principais estudiosos do tema, esses líderes compartilham características como:
- Autoconhecimento: possuem uma profunda consciência de suas forças, fraquezas, valores e crenças. Esse autoconhecimento permite que ajam de forma crível, sem a necessidade de mascarar os seus pontos de melhoria.
- Lisura: Eles não escondem informações relevantes, fortalecem a criação de um ambiente de confiança ao compartilhar suas ideias e decisões com clareza e coerência.
- Orientação para o Propósito e Resultados: São direcionados por um propósito claro que vai além dos interesses pessoais ou do lucro financeiro; não se resume a um comportamento idealista; exige a capacidade de alcançar resultados, mas sempre pautados em valores sólidos e éticos.
- Empatia e Conexão: A habilidade de se conectar com os outros de maneira empática e compreender suas perspectivas fortalece a relação entre líder e liderado, gerando um ambiente seguro para a expressão de ideias.
Para que se dissemine a importância de lideranças mais autênticas no ambiente organizacional, é inevitável que as organizações cultivem uma cultura que valorize a integridade e o desenvolvimento pessoal.
Você conhece a EALA?
Existe uma Escala de Avaliação de Líder Autêntico (EALA) totalmente embasada em metodologia científica que analisa se o comportamento da liderança, se aproxima de uma gestão genuína. A EALA, uma ferramenta desenvolvida pela @vetor editora em parceria com a Giunti Psychometrics, avalia o nível de Liderança Autêntica por meio de quatro fatores: Autoconsciência, Processamento Balanceado, Perspectiva Moral Internalizada e Transparência de Relacionamento.
São apresentadas situações possíveis de ocorrer no dia a dia organizacional, para as quais o líder deve tomar decisões sobre como agir. O respondente deve avaliar como agiria, considerando apenas o conjunto das soluções apresentadas.
É um teste altamente eficaz e rápido. A sua aplicação é online, realizada pela Plataforma VOL Vetor Online e estima-se um período de 30 minutos para completar as respostas.
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