por Sananda Lopes
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), um bebê que nasce antes das 37 semanas de gestação é classificado como prematuro e está sujeito a maiores riscos de desenvolver problemas neurológicos e cognitivos em razão da imaturidade do sistema nervoso.
Há diferentes categorias de prematuridade:
- Um bebê nascido antes das 28 semanas: considerado prematuro extremo.
- Entre 28 e 31 semanas e seis dias: considerado muito prematuro.
- Entre 32 e 33 semanas e seis dias: considerado prematuro moderado.
- Entre 34 e 36 semanas e seis dias: considerado prematuro tardio.
Um bebê nascer antes do tempo é algo frequentemente associado a potenciais riscos para seu desenvolvimento saudável, conforme observado por Linhares et al. (2003). Nascimento prematuro e baixo peso ao nascer (maior que 1 kg e menor que 2,5 kg), especialmente quando o peso é muito baixo (menor que 1 kg), de acordo com a definição da OMS, podem agravar questões clínicas e geralmente impactam negativamente o desenvolvimento cerebral de forma significativa.
Bebês que nascem prematuros, especialmente aqueles com peso inferior a 1,5 kg, têm maior tendência a desenvolver complicações neonatais mais frequentes e enfrentar desafios no desempenho cognitivo e escolar, além de apresentarem baixa estatura (Campos, A. F., Malloy-Diniz, L. F., Nascimento, J. A., & Amorim, R. H. C. 2011).
O risco de complicações neonatais e problemas neurológicos aumentam em bebês com menor peso ao nascer ou nascidos prematuramente, isso pode afetar o desenvolvimento infantil de forma duradoura até a adolescência ou idade adulta.
De acordo com Campos, A. F., Malloy-Diniz, L. F., Nascimento, J. A., & Amorim, R. H. C. (2011), entre 10% e 15% das crianças nascidas antes de completarem 32 semanas de gestação apresentam algum tipo de dificuldade, em que aproximadamente 40% enfrentam problemas motores ou de comportamento e aprendizado.
Esses pesquisadores também apontaram que, mesmo na ausência de deficiência mental ou déficits cognitivos totais, é possível observar mudanças específicas também no comportamento.
Prever o desenvolvimento futuro de bebês prematuros não é simples, porém vários elementos de risco podem impactar negativamente o crescimento cerebral de modo abrangente, incluindo fatores biológicos e condições ambientais, psicossociais e nutricionais.
Segundo, Campos, A. F., Malloy-Diniz, L. F., Nascimento, J. A., & Amorim, R. H. C. (2011), bebês nascidos prematuramente têm maior tendência a apresentar dificuldades na regulação emocional, problemas relacionados a funções cognitivas como atenção, memória, habilidades executivas, além de complicações no desenvolvimento motor, questões comportamentais e desafios na aprendizagem.
Nas fases iniciais da infância, essas alterações podem surgir de maneira discreta, como fraqueza muscular centralizada e lentidão no desenvolvimento motor. Contudo, entre 18 e 24 meses, os sinais neurológicos podem ser menos evidentes, podendo ser mais perceptíveis na etapa escolar.
Desafios cognitivos comuns em crianças nascidas prematuras
- Ter atenção é fundamental para aprender coisas novas e lidar com as atividades do dia a dia de maneira eficiente. Crianças nascidas antes do tempo podem encontrar problemas para se concentrar por muito tempo, mudar rapidamente de uma tarefa para outra ou se distrair facilmente. Essas dificuldades podem impactar o rendimento escolar e a habilidade de seguir instruções em ambientes mais estruturados.
- A memória é fundamental para lembrar e recuperar informações de forma eficiente e efetiva na rotina das pessoas de todas as idades. Crianças nascidas prematuramente costumam enfrentar dificuldades com a capacidade de manter informações temporariamente enquanto executam tarefas cotidianas importantes. Essas dificuldades podem afetar diretamente habilidades essenciais como compreensão da leitura, resolução de problemas matemáticos e absorção de novos conhecimentos.
- Funções executivas: as habilidades de gestão cognitiva referem-se a um conjunto de capacidades responsáveis pelo planejamento estratégico e pela organização do pensamento flexível e eficiente para tomada de decisões adequadas.Crianças nascidas prematuramente podem enfrentar desafios ao tentar organizar suas tarefas diárias e controlar seus impulsos diante de novos desafios que surgem em seu dia a dia. Tais dificuldades podem impactar diretamente sua independência pessoal e emocional, bem como seu desenvolvimento acadêmico.
Como a Nesplora pode auxiliar na identificação precoce das dificuldades
Para realizar intervenções efetivas, é crucial realizar testes específicos e sensíveis que permitam identificar possíveis déficits cognitivos e motores leves, mesmo quando não há sinais visíveis durante o exame neurológico convencional em crianças nascidas prematuras. Geralmente essas crianças costumam obter pontuações mais baixas em testes de inteligência e apresentar maior incidência de TDAH e distúrbios comportamentais (Linhares et al., 2005).
Por meio da avaliação, é possível examinar minuciosamente o perfil neuropsicológico da criança, seus aspectos emocionais e comportamentais, sua capacidade intelectual, suas funções cognitivas, sensoriais e motoras, bem como suas interações sociais, suas dificuldades e habilidades.
A Nesplora é um método de avaliação neuropsicológica que emprega realidade virtual para uma avaliação precisa e interativa de diversos aspectos cognitivos em crianças e adultos jovens e mais velhos, tais como foco atencional, impulsividade, atividade motora, funções executivas e memória. Por meio do teste, é possível simular ambientes que fazem parte do cotidiano infantil, como uma sala de aula, possibilitando uma avaliação mais próxima da vida real.
O método facilita a identificação precisa das dificuldades cognitivas e comportamentais, umas vez que demandam respostas imediatas a estímulos diversos, elaborando detalhadamente relatórios que visam auxiliar os profissionais na criação de intervenções personalizadas.
A ferramenta Nesplora é vista como um grande avanço na avaliação neuropsicológica dessas crianças, possibilitando um diagnóstico preciso e precoce. Contudo, sua abordagem pioneira também auxilia a compreensão das disfunções cognitivas e orienta a implementação de estratégias e intervenções eficientes.
Referências
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Linhares M. B. M., Carvalho A. E. V., Machado C., & Martínez F. E. (2003). Desenvolvimento de bebês nascidos pré-termo no primeiro ano de vida. Paideia.
Linhares M. B. M., Chimello J. T., Bordin M. B. M., Carvalho A. E. V., & Martinez F. E. (2005). Desenvolvimento psicológico na fase escolar de crianças nascidas pré-termo em comparação com crianças nascidas a termo. Psicol. Reflex. Crit. 18(1). https://doi.org/10.1590/S0102-79722005000100015
Dias L. B. T., Rubini E. C. (2022). Características neuropsicológicas de bebes prematuros e a termo: uma revisão da literatura. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Vol. 02.
Campos, A. F., Malloy-Diniz, L. F., Nascimento, J. A., & Amorim, R. H. C. (2011). Aspectos neuropsicológicos e neurológicos de crianças nascidas prematuras e com peso inferior a 1.500 gramas. Psicologia: Reflexão e Crítica.
Nesplora Technology & Behavior. Avaliação neuropsicológica através da realidade virtual. https://nesplora.com
Nesplora Technology & Behavior. Testes neuropsicológicos. https://nesplora.com
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