Entrevista com Hildicéia dos Santos Affonso
-
Como é liderar o curso de Psicologia em uma instituição de ensino? Quais são os principais desafios diários?
Liderar um curso de Psicologia envolve as diretrizes organizacionais da Universidade, a gestão de professores e alunos, além de garantir que o curso esteja sempre alinhado às diretrizes do MEC. O maior desafio é equilibrar as expectativas de todos os envolvidos, mantendo a qualidade do ensino e a excelência na formação dos futuros psicólogos.
-
Quais habilidades os estudantes de Psicologia precisam desenvolver para se destacar no mercado?
Além do conhecimento técnico, os alunos devem desenvolver habilidades interpessoais, como empatia, comunicação clara, pensamento crítico e ética profissional, pois essas competências são fundamentais em diversas áreas da Psicologia. A capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e a flexibilidade também são muito valorizadas pelo mercado.
-
O que diferencia o curso de Psicologia da sua instituição em relação a outras? Há projetos ou abordagens inovadoras no currículo?
Um dos diferenciais é a formação humanística integrada com a prática desde os primeiros semestres. A possibilidade de participar de pesquisas atreladas aos programas de pós-graduações e estágios voltados para a comunidade também agrega valor ao curso. Além disso, temos uma clínica-escola que oferece aos alunos uma experiência prática intensa, essencial para o desenvolvimento profissional.
-
Como você vê a relação entre a formação acadêmica e as práticas profissionais na Psicologia? O curso mantém um equilíbrio adequado entre teoria e prática?
Sim, o equilíbrio entre teoria e prática é uma prioridade. Os alunos recebem uma base teórica sólida e têm muitas oportunidades de aplicar esses conhecimentos em ambientes reais, por meio de estágios e práticas supervisionadas.
-
Nos últimos anos, como você avalia a evolução da Psicologia enquanto ciência e profissão? Quais mudanças ou tendências você tem observado?
A Psicologia tem se expandido para áreas como Psicologia Organizacional, do Esporte, Emergências e Desastres, e Neuropsicologia. O uso de tecnologias, como a psicoterapia online, também tem crescido, especialmente após a pandemia, e se consolidou como uma tendência.
-
Quais áreas da Psicologia estão em crescimento, e como o curso prepara os alunos para essas oportunidades?
Áreas como Psicologia Organizacional, Neuropsicologia e Psicologia do Esporte estão em crescimento. O curso oferece disciplinas e estágios nessas áreas, preparando os alunos para aproveitar as novas oportunidades no mercado.
-
Como os estágios supervisionados contribuem para a formação dos alunos e o desenvolvimento de habilidades práticas?
Os estágios supervisionados são fundamentais para a formação prática dos alunos. Eles proporcionam contato direto com pacientes e situações reais, permitindo que os estudantes apliquem o que aprenderam em sala de aula. Sempre acompanhados por profissionais experientes, esses estágios complementam a formação teórica.
-
De que forma o curso de Psicologia aborda a saúde mental dos próprios estudantes, diante das demandas acadêmicas?
O curso oferece apoio psicológico aos alunos através do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU-UVV). Reconhecemos que a formação em Psicologia pode ser exigente e, por isso, é importante garantir que os estudantes também tenham suporte emocional ao longo de sua trajetória acadêmica.
-
Qual é o papel da pesquisa acadêmica no curso de Psicologia? Existem incentivos para os alunos participarem?
Há incentivos para que os alunos participem de projetos de iniciação científica e se envolvam em congressos e publicações desde os primeiros semestres, proporcionando uma formação mais completa e inovadora.
-
Quais são os principais desafios para os psicólogos recém-formados e como o curso os prepara para enfrentá-los?
A competitividade no mercado e a necessidade de contínua especialização são alguns dos desafios enfrentados pelos psicólogos recém-formados. O curso oferece uma formação abrangente e incentiva os alunos a buscarem aperfeiçoamento constante, preparando-os para enfrentar o mercado de trabalho com confiança.
Hildicéia dos Santos Affonso
Atualmente é professora e Coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Vila Velha (UVV). É Mestre em Administração pela FUCAPE e Especialista em Docência Superior. Graduou-se em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1996), no Rio de Janeiro. Com ampla experiência na área de Psicologia, atua com ênfase em avaliação psicológica, psicologia jurídica e psicoterapia breve focal. Ocupou a Presidência do Conselho Regional de Psicologia por duas gestões (2007-2010 e 2013-2016).