Trending News

Blog Post

Entrevistas

Avaliação Neuropsicológica: Entrevista

Desenho da silhueta de um rosto de perfil e no crânio está posicionada uma lâmpada incandescente.

O que é avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica é um processo que permite identificar aspectos do funcionamento cognitivo, afetivo e neuropsicológico nos transtornos do desenvolvimento, como TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Autismo e Transtornos Específicos da Aprendizagem, bem como alterações de comportamento e cognição após eventos traumáticos (TCE – traumatismo crânio-encefálico, AVC – acidente vascular cerebral, quadros demenciais e epilepsias). Os resultados obtidos na avaliação neuropsicológica são orientadores da atuação de outros profissionais envolvidos no cuidado e atenção ao indivíduo avaliado e possibilitam a construção e desenvolvimento de estratégias de reabilitação.

 

Como é feita a avaliação neuropsicológica?

A avaliação envolve diversas etapas:

  1. Inicia-se por meio de uma entrevista de anamnese detalhada com os pais, no caso de avaliação infantil, ou com o paciente e fontes complementares de informação, como cônjuges, filhos e demais pessoas que convivem com o avaliado.É muito importante que o avaliado e/ou acompanhante responsável tragam exames de imagem realizados (imagens e laudos); documentos de escola (cadernos, boletins, provas, etc.) e avaliações de outros profissionais.
  2. Em seguida, são realizadas as sessões de avaliação e aplicação de instrumentos. São realizadas quantas se mostrarem necessárias, considerando uma duração média de até 50 minutos. Também podem ser feitos contatos com escolas, trabalho e outros profissionais que assistem o avaliado, se necessário.
  3. A próxima etapa se refere à de análise de documentos, correção dos instrumentos e interpretação dos resultados e confecção do relatório de avaliação neuropsicológica, que será posteriormente entregue em uma entrevista devolutiva. Na entrevista devolutiva são apresentados os resultados da avaliação e feitos os devidos encaminhamentos.

 

Quais instrumentos são utilizados nesta avaliação?
Geralmente são utilizadas a entrevista psicológica, a anamnese detalhada, a observação clínica, testes psicológicos, tarefas ecológicas, técnicas projetivas, leitura e análise de exames diagnósticos de imagem cerebral e raciocínio clínico apurado e especializado.

 

O que é um teste neuropsicológico?
Um teste neuropsicológico é um instrumento de investigação que tem por objetivos avaliar funções como atenção, memória e inteligência, dentre outras, e identificar possíveis alterações no funcionamento típico dos avaliados.

 

Por que é importante o uso de testes neuropsicológicos na avaliação neuropsicológica?
Toda avaliação que contempla o uso de instrumentos de avaliação validados sob uma perspectiva estatística possibilita a comparação de resultados com uma população normativa e permite ao avaliador fazer uma análise baseada em parâmetros psicométricos de funcionamento típico. A utilização de testes neuropsicológicos,cientificamente válidos permite a apresentação de resultados fidedignos e replicáveis.

 

Kátia Christine Teichmann – CRP12-05511

Psicológa graduada pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2005). Especialista em Terapia de Casais e Família pela Gruppos/Uniguaçu (2008), em Saúde da Família pela WPOS (2013), em pelo ICTC (2018) e em Avaliação Psicológica pelo IPOG (2018).

Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2013). Atua como Perita Judicial nas Vara da Família e Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital – Florianópolis e Comarca da Palhoça.

É professora das especializações em Avaliação Psicológica e Neuropsicologia do Instituto Goiano de Graduação e Pós-graduação – IPOG. É Diretora e Responsável Técnica na Lumina Psicologia Aplicada Ltda. – Centro Especializado em Psicologia Jurídica, Avaliação Psicológica e Neuropsicologia.

Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica com ênfase em Intervenção Terapêutica, em Avaliação Psicológica com ênfase em Avaliação de Aprendizagem e Perfil Cognitivo de Crianças e Adolescentes e em Neuropsicologia Clínica, Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Neuropsicológica.

 

Logotipo da Wedja Psicologia

 

Este tema chama a sua atenção? Aqui tem mais conteúdo sobre Neuropsicologia.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *