Trending News

Blog Post

Artigos

Posvenção e qual sua importância como estratégia em saúde mental

Close-up de mãos masculinas ao encontro uma da outra em sentido diagonal quase se tocando.

Posvenção: Você sabe o que é e qual sua importância como estratégia de promoção e prevenção em saúde mental?

por Gabriella Costa Pessoa e Mariana Filippini Cacciacarro

Setembro Amarelo mais uma vez está chegando e junto dele passamos a ver diversas iniciativas de prevenção do suicídio e, também, de promoção de saúde mental. No entanto, precisamos nos atentar ao fato de que esta época do ano pode ser extremamente dolorosa e delicada para aqueles que ficaram, para os sobreviventes enlutados por suicídio.

Por conta disso, decidimos falar mais sobre Posvenção. O termo Posvenção foi cunhado em 1973 por Edwin Shneidman (1973) e caracteriza a “prevenção para futuras gerações” (tradução Instituto Vita Alere).

Posvenção é todo cuidado prestado aos sobreviventes enlutados por um suicídio. Seus objetivos associam-se ao cuidado emocional, à prevenção de possíveis complicações do processo de luto e também à promoção de saúde mental.

Em relação à promoção de saúde mental, a posvenção pode ser uma estratégia efetiva no desenvolvimento de fatores de proteção ao surgimento de comportamento suicida. A saúde mental envolve muitos aspectos que não somente a ausência de “doenças”, e pode ser definida como um estado de bem-estar no qual o indivíduo consegue usar suas habilidades próprias, recuperar-se do estresse do dia a dia,  ser produtivo e contribuir com a sua comunidade (OMS, 2000).

É normal que todas as pessoas passem por algum tipo de sofrimento psíquico durante a vida, e por isso é importante reconhecer os limites e buscar ajuda quando preciso, conseguir lidar com emoções positivas e negativas, lidar com as demandas da vida e estar bem consigo e com os outros.

Referências

Link: http://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Saude-mental
Link: https://vitaalere.com.br/sobre-o-suicidio/posvencao/o-que-e-posvencao/

Posts relacionados

1 Comment

  1. Américo Costa

    Está sendo veiculado na internet a existência da palavra posvenção ou pós-venção no vernáculo brasileiro.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *