Trending News

Blog Post

Interesses e Profissões: Suporte informativo ao orientador vocacional
Dicas de Leitura

Interesses e Profissões: Suporte informativo ao orientador vocacional

A imagem apresenta a capa do livro intitulado "Interesses e Profissões", descrito como um suporte informativo para orientadores vocacionais. O fundo é laranja com listras diagonais, transmitindo energia e destaque. A composição inclui ícones brancos estilizados que representam pessoas, sugerindo diversidade e inclusão profissional. Em destaque, há um texto na parte inferior mencionando: "Contém guia com 210 profissões de nível superior", reforçando o propósito prático do material.

O livro “Interesses e Profissões: Suporte informativo ao Orientador Vocacional” oferece ao orientador informações e possibilidades de uma visão dinâmica acerca da relação entre os interesses e as profissões.

Capa do livro "Interesses e Profissões"Tal obra traz os benefícios da orientação vocacional e mostra a importância deste processo ser realizado com a participação ativa do orientando, uma vez que o orientador atua como um facilitador da experiência do sujeito que está em busca não só de realização, mas também de expansão da sua personalidade (o que facilitará ao orientando conhecer melhor suas motivações e interesses).

Assim, o profissional poderá apontar um caminho por meio das ferramentas utilizadas no processo (exemplo: testes vocacionais); no entanto, caberá ao orientando fazer sua escolha/tomada de decisão com base em todo o conhecimento adquirido ao longo da orientação vocacional.

Ainda na apresentação, o livro mostra dois dos principais problemas enfrentados pelos Orientadores Vocacionais e pelos orientandos que participam do processo: um relacionado ao nível de conhecimento/informação sobre as profissões, e outro de ordem técnica/informativo a respeito do manuseio dos instrumentos que podem ser utilizados para aprimorar a eficácia da orientação vocacional.

Com relação a tais aspectos, o livro pontua sobre a problemática da interpretação dos resultados, bem como a respeito do fato de alguns testes oferecerem uma gama de profissões como sugestões de área de interesse (como se isso fosse suficiente para a escolha profissional); e ainda o fato de alguns testes serem simplórios demais e estarem desatualizados ou sem validação.

Pontua, também, o quanto o problema da falta de informação acerca das profissões oriunda dos próprios orientadores pode deixar o processo vocacional pobre em conhecimentos/informações, o que faz com que o orientando tenha uma orientação limitada e incompleta.

No capítulo intitulado “Informação”, a autora Rosane S. Levenfus busca mostrar a importância da informação ocupacional (informações relacionadas às carreiras, ocupações, áreas de trabalho, demanda profissionais, etc.) dentro do processo de orientação vocacional, enfatizando que nenhum atendimento pode ser considerado completo se não o inclui, visto que a informação é uma das condições necessárias para o processo de escolha.

Ainda neste capítulo, a autora aborda os principais aspectos a serem explorados nessa fase de informação. São eles: o que informar, a quem informar (sujeito), histórico pessoal do sujeito, quais os motivos das distorções oriundas do indivíduo que podem aparecer ao longo do processo de orientação, como passar a informação, o quanto informar e quando deve-se concluir esta etapa.

Além disso, Levenfus reforça a relevância de aliviar ansiedade (se presente) e elaborar possíveis lutos, para que assim se possa aproveitar verdadeiramente (conhecer) todas as informações fornecidas ao longo do processo de orientação vocacional.

Já no capítulo nomeado como “Interesses”, a autora começa trazendo o conceito desta palavra, a qual define como: padrões de gestos, indiferenças ou aversões ligados as atividades relacionadas a carreiras ou ocupações; também podendo ser definidos como estados motivacionais estáveis caracterizados por despertar atenção a certos objetos e atividades, podendo despertar sentimentos de agrado ou desagrado provocando atitudes de atração ou rechaço frente aos objetos.

Assim, reforça que o interesse não é uma mera preferência, pois esta é passiva e não induz o sujeito a procurar o objeto que prefere, enquanto o interesse induz tal procura e promove atitudes.

Ainda neste capítulo, ressalta que um conhecimento adequado das dimensões de interesses de um sujeito é capaz de predizer o montante de satisfação que o mesmo experimentará no desempenho de uma ocupação. E o finaliza mostrando as quatro categorias de interesses relevantes (são elas: expressos, manifestos, provados e inventariados) tanto para o aprofundamento do conhecimento dos interesses perante a personalidade do sujeito, quanto para seu processo de orientação vocacional.

Feito o aprofundamento sobre os interesses, a autora elaborou o capítulo seguinte, chamado de “Campos de Interesses”, com o intuito de ressaltar a importância da verificação dos interesses no processo de orientação vocacional. Tudo isto, visando oferecer uma forma de visualizar os interesses inventariado, sem relacioná-los a nenhum teste específico, e sim como uma sugestão de um olhar interpretativo dinâmico, podendo servir de suporte ao orientador profissional em sua prática diária.

Baseado nisto, o capítulo discorre sobre 10 Campos de interesses que, se percebidos em conjunto, poderão remeter a uma série de profissões a serem consultadas no guia elaborado neste livro.

Para finalizar o livro, a autora traz os dois últimos capítulos, intitulados “O que é Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia”, e o seguinte nomeado como “Guia das profissões”. No primeiro, ela conceitua o que engloba o Bacharelado, a Licenciatura, os cursos universitários de Tecnologia, com o intuito tanto de esclarecer as diferenças de cada um, como de trazer maiores informações para que o sujeito possa fazer sua escolha de modo mais consciente possível.

Já no segundo, e último capítulo, a autora traz um leque de profissões visando tanto dar mais material para que o orientador vocacional possa oferecê-lo a seu orientando quanto que este possa ter um norte para obter conhecimentos sobre as profissões as quais possa se interessar e assim fazer uma escolha mais assertiva.

Desta forma, a obra “Interesses e Profissões: Suporte informativo ao orientador vocacional” consiste um suporte rico, informativo e esclarecedor tanto ao profissional da orientação vocacional, quanto para o sujeito que se submete ao processo de orientação.

Insight Psicologia

Posts relacionados