Entrevista sobre Treinamento de Pais, com Vanina de Andrade Bezerra Cartaxo.
1 – O que é Treinamento de Pais (TP)?
- A princípio, como sabemos, a qualidade da relação entre pais e filhos exerce grande influência no desenvolvimento e comportamento infantil. Assim, TP é um processo de terapia que busca intervir no contexto familiar como um todo, tendo como finalidade instruir pais e/ou responsáveis a atuarem no comportamento de crianças e adolescentes por meio de métodos disciplinares e educativos.
2 – Quais são as principais indicações para TP?
- A princípio, o TP se detinha nessas três frentes: desobediência, agressividade e birras. Desse modo, hoje percebemos uma flexibilidade maior, mostrando-se efetivo em orientações para diversos transtornos, como TDAH, transtorno desafiador opositor, autismo, entre outras.
3 – Quais são vantagens do TP?
- Por se tratar de uma terapia de esfera familiar, todo o sistema se beneficia com a prática. Atingindo todos os membros da família, generalizando seus efeitos positivos na criança em outros contextos.
4 – Qual a diferença entre orientação aos pais no processo individual e treinamento de pais?
- Nesse ínterim, no processo terapêutico infantil, é inerente a realização de orientações. A diferença é que, no processo de TP, os pais são o foco do processo de psicoeducação e mudança.
5 – Qual é o formato a ser realizado das sessões?
- Têm duas propostas para TP: modalidade individual, focado num processo de intervenção direta, e o grupal, que consiste em orientações gerais sobre educação e manejo parental.
6 – Como funciona o processo de TP individual?
- Inicia como um processo de anamnese, passando para momentos em conjunto com pais e sessões particulares com cada um;
- Todo o processo tem uma disposição psicoeducativa, com instruções claras para a compreensão de conceitos da TP e autoconhecimento, com o intuito de fazer os pais perceberem as dificuldades particulares e partir para o processo de mudança.
7 – Que materiais podem auxiliar no processo de TP?
- Podem ser utilizados textos reflexivos, vídeos, músicas, livros.
Vanina de Andrade Bezerra Cartaxo
CRP 13/5058 – Psicóloga clínica infantil. Graduada em Psicologia – UNIPÊ-PB. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental – CINTEP-PB.
Ministra cursos na área da infância e treinamento de pais.
Vanina de Andrade Bezerra Cartaxo é autora do Baralho das Distorções: Enfrentando as Armadilhas dos Pensamentos, um instrumento elaborado com base na teoria cognitiva. Adquira AQUI seu exemplar.
Posts relacionados
Recentes
Medos e Fobias: Intervenções Cognitivo-Comportamentais na Prática Clínica
Este é um livro que aborda estratégias terapêuticas baseadas na abordagem cognitivo-comportamental.
A importância da Nesplora na avaliação neuropsicológica de crianças que nasceram prematuras
por Sananda Lopes Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), um bebê que nasce antes das 37 semanas de...