Trending News

Blog Post

Treinamento de Pais, com Vanina de Andrade
Entrevistas

Treinamento de Pais, com Vanina de Andrade

Entrevista sobre Treinamento de Pais, com Vanina de Andrade Bezerra Cartaxo.

1 – O que é Treinamento de Pais (TP)?

  • A princípio, como sabemos, a qualidade da relação entre pais e filhos exerce grande influência no desenvolvimento e comportamento infantil. Assim, TP é um processo de terapia que busca intervir no contexto familiar como um todo, tendo como finalidade instruir pais e/ou responsáveis a atuarem no comportamento de crianças e adolescentes por meio de métodos disciplinares e educativos.

 

2 – Quais são as principais indicações para TP?

  • A princípio, o TP se detinha nessas três frentes: desobediência, agressividade e birras. Desse modo, hoje percebemos uma flexibilidade maior, mostrando-se efetivo em orientações para diversos transtornos, como TDAH, transtorno desafiador opositor, autismo, entre outras.

 

3 – Quais são vantagens do TP?

  • Por se tratar de uma terapia de esfera familiar, todo o sistema se beneficia com a prática. Atingindo todos os membros da família, generalizando seus efeitos positivos na criança em outros contextos.

 

4 – Qual a diferença entre orientação aos pais no processo individual e treinamento de pais?

  • Nesse ínterim, no processo terapêutico infantil, é inerente a realização de orientações. A diferença é que, no processo de TP, os pais são o foco do processo de psicoeducação e mudança.

 

5 – Qual é o formato a ser realizado das sessões?

  • Têm duas propostas para TP: modalidade individual, focado num processo de intervenção direta, e o grupal, que consiste em orientações gerais sobre educação e manejo parental.

 

6 – Como funciona o processo de TP individual?

  • Inicia como um processo de anamnese, passando para momentos em conjunto com pais e sessões particulares com cada um;
  • Todo o processo tem uma disposição psicoeducativa, com instruções claras para a compreensão de conceitos da TP e autoconhecimento, com o intuito de fazer os pais perceberem as dificuldades particulares e partir para o processo de mudança.

 

7 – Que materiais podem auxiliar no processo de TP?

  • Podem ser utilizados textos reflexivos, vídeos, músicas, livros.

Vanina de Andrade Bezerra Cartaxo 

CRP 13/5058 – Psicóloga clínica infantil. Graduada em Psicologia – UNIPÊ-PB. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental – CINTEP-PB.
Ministra cursos na área da infância e treinamento de pais.

Logotipo Psicoteste ES

Vanina de Andrade Bezerra Cartaxo é autora do Baralho das Distorções: Enfrentando as Armadilhas dos Pensamentos, um instrumento elaborado com base na teoria cognitiva. Adquira AQUI seu exemplar.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *