Trending News

Blog Post

Técnicas de diagnóstico psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista.
Dicas de Leitura

Técnicas de diagnóstico psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista.

O livro Técnicas de diagnóstico psicopedagógico: o diagnóstico clínico na abordagem interacionista, escrito por Leila Sara José Chamat, discorre sobre todo processo elaborativo de uma avalição psicopedagógica, no que se refere ao cuidado da escuta clínica e a técnicas direcionadas à investigação de hipóteses. Seu intuito é subsidiar o profissional na tarefa diagnóstica do sujeito que aprende suscitando possíveis dificuldades na aprendizagem. A obra é composta por 19 capítulos.

Ilustração do Pinóquio saindo da escola, segurando um livro em uma das mãos, saltitando e com um chapéu com orelhas de burro.

O primeiro capítulo Investigações em psicopedagogia levanta uma breve reflexão sobre a aprendizagem e sua ótica na prática clínica por meio de uma escuta contextualizada do sujeito aprendiz em uma relação tríade ensino/aprendizagem/família e não apenas do seu enquadramento no meio escolar.

O segundo capítulo, Instrumentalização: aspectos teóricos e a leitura psicopedagógico, refere-se ao embasamento teórico utilizado para o desenvolvimento de estratégias diagnósticas de intervenção. Visa por meio da aplicabilidade do modelo Psicopedagógico Sistêmico nortear o profissional a uma leitura psicopedagógica do sujeito inserido em um contexto afetivo-social.

Tipos de diagnóstico e metodologia constitui o capítulo seguinte, descreve, de forma sucinta, possíveis diagnósticos e tratamentos de acordo com algumas abordagens norteadoras, e como parte da metodologia enfatiza a importância da elaboração de hipóteses no desenvolvimento da avaliação psicopedagógica. Ao final do capítulo, a autora apresenta um fluxograma como ilustração de todo o processo avaliativo.

No capítulo Leitura psicopedagógica da entrevista inicial, a autora retrata a importância da entrevista inicial para a detecção de sintomas e elaboração de hipóteses, e de maneira muito didática apresenta o delineamento de uma entrevista psicopedagógica inicial. Como parte ilustrativa apresenta um modelo de avaliação da entrevista inicial.

Na sequência, Entrevista operativa centrada na aprendizagem (EOCA), a autora discorre sobre como aplicar o instrumento de investigação EOCA, cujo objetivo é detectar sintomas e formular hipóteses. Ao final do capítulo apresenta um roteiro de avaliação.

O sexto capítulo, História de vida ou anamnese psicopedagógica, mostra como estruturar e direcionar uma entrevista semiaberta, técnica que pode auxiliar a confirmar ou refutar hipóteses, pesquisar relações vinculares e investigar o desenvolvimento do sujeito que aprende.

Nos capítulos subsequentes (do 7° ao 18°), a autora apresenta diversas técnicas que podem ser utilizadas em diferentes momentos do levantamento diagnóstico do sujeito analisado. Em cada capítulo, o processo das aplicações, o material utilizado, seus objetivos e roteiros para avaliação dos resultados obtidos são explicados e exemplificados de maneira clara. Guarnecidos de modelos e estudos de casos que ilustram cada técnica.

Dessa forma, nos capítulos A hora “psicodedagógica” do jogo e Técnica pareja educativa são apresentadas técnicas capazes de verificar, dentre outros, como ocorre o processo de aprendizagem do sujeito aprendiz. Os elementos necessários para que isso ocorra e como se dá esta inter-relação sujeito – aprendizagem.

Técnica par educativo familiar e A técnica psicopedagógica dos rabiscos objetivam identificar relações vinculares e investigar bloqueios cognitivos, problemas de natureza orgânica ou emocional.

Aplicação sessão lúdica mãe-filho(a) descrita no capítulo 11 traz como intuito levantar modelos de aprendizagem internalizados identificando como se vinculam mãe e filho frente a novos desafios e como se dá esta interação.

Técnica Coleção de bonecas e Coleção papel de carta: teste de avaliação das dificuldades de aprendizagem investigam, respectivamente, modelos de aprendizagem, esquemas de pensamentos e aspectos afetivos, cognitivos, emocionais que possam suscitar bloqueios e inibições que interviram na aprendizagem.

Técnica do “eu” ideal e real compõe o décimo quarto capítulo, investiga como se caracteriza a relação do sujeito consigo mesmo.

Nos próximos capítulos, Técnica psicopedagógica do desenho livre, Técnica psicopedagógica da figura humana e Técnica psicopedagógica do desenho da família, torna-se possível detectar os aspectos motores, cognitivos e afetivos; verificar a maturidade cognitiva e a identificação do sujeito; identificar a vinculação afetiva familiar e escolar (entre o ser que aprende e o que ensina).

Técnica: situação agradável e desagradável compõe o décimo oitavo capítulo e visa identificar por meio da projeção os aspectos manifestos ou ainda encobertos das dificuldades emergentes no processo de aprendizagem, auxiliando a confirmar ou a refutar hipóteses previamente levantadas.

No último capítulo da obra, a autora apresenta sugestões de provas pedagógicas, cujo intuito é corroborar para a análise das condições de aprendizagem do sujeito em geral.

Trata-se de um livro bastante didático e bem elaborado, apresenta uma diversidade de técnicas e atividades capazes de subsidiar o terapeuta na elaboração de todo o processo diagnóstico. Utiliza-se de uma metodologia específica, clara e objetiva, muito bem estruturada e de linguagem acessível. Os exemplos e relatos de experiências clínicas nele apresentados deixam a obra interessante e agradável.

Autora: Claudia Ap. Marciano Furtado.
Mini Currículo: Psicóloga pela Universidade Braz Cubas.
Adquira já o seu livro! Clique Aqui.

Posts relacionados

3 Comments

  1. Geraldo Magela de Souza

    Este site nos ajuda muito , principalmente neste momento tão difícil que estamos atravessando

  2. Geraldo Magela de Souza

    Os serviços prestado aos alunos em prol de facilitar seus estudos tem sido de grande valia, obrigado

  3. Geraldo Magela de Souza

    muito bom

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *