Trending News

Blog Post

Dicas de Leitura

Avaliação terapêutica aplicada a procedimentos cirúrgicos: casos clínicos | Resenha

por Marlene Alves da Silva

Orient Consultoria Ltda. – Vitória da Conquista – Bahia

Capa do livro Avaliação terapêutica aplicada a procedimentos cirúrgicos: casos clínicos

A avaliação terapêutica (AT) foi desenvolvida por Stephen Finn, nos Estados Unidos, e é apoiada na filosofia humano-científica de Fischer. É uma abordagem da avaliação colaborativa/individualizada que tem como um de seus princípios básicos a necessidade de englobar o contexto em que a pessoa está inserida, com a finalidade de compreender sua visão de mundo, causar impacto em sua vida e ajudá-la com seus problemas que são persistentes.

As engrenagens desse método são os achados dos testes psicológicos, das experiências pessoais e das sessões de intervenções, a exploração do mundo lado a lado com o cliente, captando suas metas, horizontes, esperanças, perigos e obstáculos percebidos, um verdadeiro encontro, com o outro com ética e respeito.

Esse olhar da avaliação terapêutica, que Fhilipe Gomes Vieira nos oferece na obra Avaliação terapêutica aplicada a procedimentos cirúrgicos: casos clínicos, editado pela Vetor Editora, possibilita a tomada de decisão e serve como uma metodologia de psicoterapia breve.

Pode ser utilizada em processos avaliativos que antecedem intervenções cirúrgicas como bariátrica, afirmação de gênero, vasectomia, laqueadura e ortognática.

A obra é dividida em sete capítulos e cinco anexos. O autor, no primeiro capítulo, “O processo da avaliação psicológica como pré-requisito à intervenção cirúrgica”, inicia definindo a avaliação psicológica em geral e em procedimentos cirúrgicos.

Apesar da similaridade, a segunda implica particularidades importantes, como os recursos de que a pessoa dispõe para auxiliar na recuperação e no engajamento de um novo estilo de vida pós-cirúrgico, bem como para prever, em certa medida, o sucesso da intervenção cirúrgica.

Para tanto, deve-se averiguar a capacidade do paciente para discernir e efetivar tomadas de decisões, condições emocionais atuais e traços de personalidade que sugerem adesão às recomendações da equipe multiprofissional.

“Como funciona a avaliação terapêutica?” é a pergunta à qual o autor responde no segundo capítulo. Finn propõe um trabalho colaborativo e individualizado, em que a avaliação psicológica colaborativa enfatiza a interação entre o psicólogo e o cliente, transformando o processo avaliativo em uma vivência potencialmente terapêutica. A avaliação terapêutica envolve seis passos específicos, a saber:

  1. sessões iniciais;
  2. sessões de testagens;
  3. sessões de intervenções;
  4. sessão de discussão sumária;
  5. entrega de feedback escrito; e, por fim;
  6. sessão de acompanhamento.

Cada etapa é detalhada e o capítulo encerra enfatizando a importância de adotar uma postura empática e ética, que torna o processo avaliativo uma experiência amistosa, estimulante e encorajadora.

No Capítulo 3, “Um pouco da minha trajetória e formação em avaliação terapêutica”, o autor apresenta sua trajetória profissional. O primeiro contato do autor com AT foi em 2013, em um congresso de avaliação psicológica realizado em Alagoas.

Desde então, tem se aprofundado nessa metodologia de trabalho, por meio de participação em congressos, grupos de estudos, cursos e workshops no Brasil e no exterior. Ele enfatiza que é somente por meio da capacitação de AT que a prática se torna segura e recompensadora para o psicólogo.

A partir do quarto capítulo, têm início os casos clínicos. A cirurgia bariátrica e metabólica é uma estratégia de tratamento para a obesidade mórbida, sendo indicada, também, em casos de doenças desencadeadoras ou agravadas pelo excesso de peso, como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, entre outras.

“O caso Rosa ‘como resistir a tentação?’ avaliação terapêutica aplicada à cirurgia bariátrica”, apresenta uma introdução ao tema e enfatiza o papel do psicólogo na etapa pré-operatória, pois ele, além de avaliar as condições psicológicas da pessoa, deve realizar um trabalho de psicoeducação.

O autor apresenta um caso de AT com o planejamento da etapa de testagens padronizadas e os testes psicológicos utilizados no caso, detalhando a sessão de intervenção.

“Caso Bê ‘Serei mais confiante quando eu me tornar um homem de verdade?’ Contribuições da avaliação terapêutica no processo de transexualizador” é o título do Capítulo 5.

O processo transexualizador é voltado a pessoas identificadas como transgênero, as quais experimentam, ao longo da vida, um acentuado sofrimento, decorrente da incongruência entre o sexo que lhes foi designado no nascimento e o papel com o qual se identificam.

O autor percorre o tema com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e na necessidade de cuidados multiprofissionais especializados, descrevendo um caso de uma pessoa de 22 anos que se submeteu a uma avaliação terapêutica, desde o planejamento até a sessão de intervenção.

“O caso Aldo ‘sou um péssimo pai’ como a avaliação terapêutica pode auxiliar na decisão pela cirurgia de esterilização” é o tema do penúltimo capítulo. As cirurgias de esterilização são um dos métodos contraceptivos disponíveis para homens e mulheres e, no Brasil, desde 1996, são regulamentadas por meio da Lei de Planejamento Familiar (Lei n. 9.263/1996) e oferecidas pelo SUS.

Para isso, é necessário ter acima de 25 anos e ter pelo menos dois filhos, entre outros critérios estabelecidos na Lei. O autor relata o caso de um advogado de 39 anos de idade que se submeteu a uma avaliação terapêutica para a realização de uma cirurgia de vasectomia.

Para finalizar, o sétimo capítulo, intitulado “Caso Jeremias ‘como me sentir mais seguro para fazer novos amigos?’ A avaliação terapêutica para cirurgia ortognática”.

A cirurgia ortognática consiste em um conjunto de ações tecnicamente planejadas e executadas com vistas a reparar inadequações entre os ossos da mandíbula e os do maxilar. Tal procedimento é realizado pelo cirurgião-dentista.

Na avaliação terapêutica, um dos indicadores avaliados são as motivações intrínsecas para a cirurgia, bem como a competência emocional. O autor descreve o caso de um médico dermatologista de 30 anos que, conforme o relato da cirurgiã-dentista, apresenta alongamento da face com excesso vertical de maxila e retrusão mandibular.

 

Somam-se a esse conjunto de capítulos, que descrevem a metodologia da AT e os casos clínicos, os anexos da sessão inicial e dos diversos modelos de entrevistas, assim distribuídos:

  1. checklist para a condução da sessão inicial em avaliação terapêutica;
  2. entrevista psicológica semidirigida – avalição psicológica para cirurgia bariátrica;
  3. entrevista psicológica semidirigida – avalição psicológica no processo transexualizador;
  4. entrevista psicológica semidirigida – avalição psicológica para cirurgia de esterilização;
  5. entrevista psicológica semidirigida – avalição psicológica para cirurgia ortognática.

O autor oferece, em cada anexo, instrumentos utilizados no processo da avaliação terapêutica, e apresenta, em cada entrevista, as perguntas-chave para atender à demanda solicitada pelo cliente.

Vale ressaltar que a abrangência do conteúdo torna inevitáveis algumas repetições, principalmente nas apresentações de casos, pois estes seguem a metodologia da avaliação terapêutica. Essas repetições, contudo, são necessárias para uma maior compreensão do processo avaliativo.

Os temas são apresentados com uma linguagem clara e direta. Além disso, o recurso da apresentação de casos mostra-se como um manual de atuação profissional, mas o autor esclarece a necessidade de conhecimento aprofundado da técnica e dos testes psicológicos para a utilização no processo avaliativo. Leitura obrigatória para os profissionais da psicologia que atuam com a avaliação psicológica em diversos contextos.

 

Orient Consultoria de Psicologia LTDA

 

O que achou da resenha? Deixe seu comentário e aproveite para adquirir seu exemplar.

Capa do livro Avaliação Terapêutica Aplicada A Procedimentos CirúrgicosAvaliação Terapêutica Aplicada A Procedimentos Cirúrgicos

Esta obra presta-se a apresentar a aplicabilidade de uma metodologia colaborativa de avaliação psicológica, a Avaliação Terapêutica (AT), voltada a cirurgias específicas, tais como bariátrica; afirmação de gênero; esterilizações (vasectomia e laqueadura); e ortognática.

São apresentados os princípios norteadores da AT, bem como os seus respectivos passos que integram intervenções psicoterápicas à prática de coleta de dados. Diferentes casos clínicos compõem esta obra, possibilitando ao leitor uma vivência teórico-prática.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios. *