por Reece Akhtar
As organizações adotaram com entusiasmo as estruturas baseadas em equipe para reduzir a hierarquia e desenvolver e implementar rapidamente produtos e serviços criativos. A criatividade da equipe exige que o grupo chegue a um acordo sobre seus objetivos, veja os problemas de múltiplas perspectivas e combine elementos não relacionados em algo novo e melhor.
A pesquisa mostra que equipes compostas por pessoas muito semelhantes não fazem essas coisas tão bem quanto equipes cognitivamente diversificadas. Uma mistura de pessoas muito criativas e pessoas orientadas para os detalhes na mesma equipe pode acelerar a mudança das ideias para a implementação.
Por outro lado, essa diversidade torna o processo da equipe mais lento, pois as pessoas levam tempo para tolerar as peculiaridades e fraquezas umas das outras e aprendem a trabalhar juntas. Evidências recentes sugerem que níveis moderados de diversidade cognitiva são mais benéficos do que misturar pessoas totalmente diferentes.
Essa descoberta é consistente com o paradigma de coisas boas demais (ou em outras palavras, todas as coisas são boas com moderação, exceto moderação). Os benefícios da diversidade exigem um trabalho consciente e determinado da equipe para serem concretizados. A boa notícia é que melhorar a comunicação da equipe e o comportamento de apoio entre os membros pode e melhorar o desempenho e a coesão da equipe.
E há ainda mais notícias boas para as empresas interessadas em ajudar as equipes a se formarem mais rapidamente: contratar pessoas com valores alinhados.
Valores são crenças profundamente arraigadas sobre o que os indivíduos consideram mais valioso e importante sobre a sua própria conduta e a dos outros, objetivos na vida e pontos de escolha.
Os valores também são vivenciados emocionalmente, o que significa que os conflitos de valores costumam ser acompanhados de divergências afetivas. Por exemplo, pense em uma escolha difícil que você teve que fazer, provavelmente você refletiu sobre seus valores antes de tomar uma decisão e então se sentiu na defensiva se alguém questionou sua decisão.
Foi demonstrado que os valores influenciam as preferências de carreira, de modo que os empregos que correspondem aos seus valores são mais envolventes. Há muito tempo foi demonstrado que quando os funcionários mantêm valores que correspondem aos valores de seu empregador, eles ficam mais satisfeitos com seu trabalho, se identificam mais fortemente com a organização e permanecem por mais tempo.
Em equipes, a semelhança de valores resulta em maior coesão da equipe, um senso mais forte de que o grupo pode vencer e menos conflitos destrutivos. É mais fácil se relacionar e se conectar com pessoas que têm o mesmo senso do que é certo e importante do que com pessoas que acreditam fortemente em coisas que parecem erradas, diferentes ou abomináveis.
Por outro lado, foi demonstrado que as diferenças de valor entre companheiros de equipe levam a níveis mais elevados de conflito e desacordo na equipe.
Claro, esse efeito pode ser destrutivo se isolar a equipe de novas formas de pensar ou agir, ou levar a equipe a ter um senso infalível de sua própria correção – basta olhar para a política nos EUA ou no Reino Unido para obter evidências.
Portanto, temos descobertas aparentemente contraditórias sobre equipes eficazes – maior diversidade é bom, especialmente para o trabalho criativo, mas torna mais difícil para as equipes se encaixarem. O alinhamento de valores é bom para a união, mas pode tornar a equipe isolada. Como reconciliar isso?
Grandes equipes controlam ambos. Como?
Use ferramentas de diagnóstico científicas e confiáveis para revelar atitudes, valores e crenças individuais.
Coloque esses valores e preferências comportamentais na mesa e use-os explicitamente para ancorar e moldar conversas, decisões e estratégias. As equipes cujos valores estão em conflito precisam reconhecer e trabalhar em suas diferenças.
Entenda que os valores atuam como uma ‘lente’. Passe algum tempo vivendo no mundo de outra pessoa e imagine como e por que ela possui os valores que possui. Praticar olhar através das lentes de outras pessoas criará empatia entre os membros da equipe.
Gerenciar a discordância emocional. Quanto mais alta a temperatura emocional, menores são as chances de avanço. Equipes diversificadas e de alto desempenho não permitem que suas emoções atrapalhem suas ações, criando estratégias de comunicação eficazes.
Escolher oficinas e desenvolver um amplo leque de ações. Diversas equipes terão muitas perspectivas e soluções diferentes, muitas das quais podem ser a solução “certa”. Crie protótipos rapidamente por meio de soluções propostas não apenas para identificar o melhor caminho a seguir, mas também para fornecer aos companheiros de equipe a oportunidade de aprender uns com os outros.
Para este fim, a Deeper Signals tem a missão de garantir que cada membro da equipe se sinta confortável e seguro e de ajudar as equipes a trabalharem com mais eficácia. Aproveitando o aprendizado de máquina e os insights de décadas de pesquisa de personalidade, desenvolvemos ferramentas e tecnologias para equipes destinadas a ajudar as pessoas a se entenderem melhor, em escala.
Publicado originalmente em 02 de Novembro de 2021
Reece Akhtar.
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